Resumo:
O PRESENTE TRABALHO RESULTA DE PESQUISA REALIZADA PARA FINS DE DOUTORAMENTO, NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR DA UNESP DE ARARAQUARA. TRATA-SE DE INVESTIGAÇÃO TEÓRICO-BIBLIOGRÁFICA E EMPÍRICA QUE BUSCOU DISCUTIR O PROCESSO DE FORMAÇÃO ÉTICA DO ADOLESCENTE E A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE. FOI EFETUADA NA INTENÇÃO DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO ÉTICA DO JOVEM EDUCANDO TENDO COMO PONTO DE PARTIDA UMA REFLEXÃO SOBRE A ÉTICA E OS VALORES SIGNIFICATIVOS, TAL COMO SÃO RECEBIDOS E COMPREENDIDOS POR ELES ATRAVÉS DO PROCESSO EDUCACIONAL. A INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA REALIZADA COM JOVENS DO ENSINO FUNDAMENTAL POSSIBILITOU CONFRONTAR OS DADOS OBTIDOS COM A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CONCERNENTE AO TEMA, A FIM DE VERIFICAR QUAIS VALORES AS ESCOLAS DEVERIAM TRABALHAR PARA CONCORRER COM A REALIDADE EXTRA-ESCOLAR E QUAIS ATITUDES, HABILIDADES, COMPETÊNCIAS DEVEM SER ALMEJADAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DIANTE DA CRISE DE VALORES ÉTICOS QUE A SOCIEDADE GLOBALIZADA VEM SOFRENDO NO LIMIAR DO SÉCULO XXI.