dc.contributor.advisor |
LUCCHESI, Martha Abrahão Saad |
pt_BR |
dc.contributor.author |
ALMEIDA, Vailde Bragança Silveira De |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
SP |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T15:36:45Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T15:36:45Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/775 |
|
dc.description |
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS - CAMPUS VILA MATHIAS |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A PESQUISA SOBRE O SIGNIFICADO DA ESCOLA PARA OS JOVENS FOI FEITA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA BAIXADA SANTISTA. AS RESPOSTAS MOSTRARAM QUE JOVENS DAS REDES PÚBLICA E PARTICULAR TÊM, MUITAS VEZES, OPINIÕES SEMELHANTES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA, BASEADAS NO DISCURSO TRADICIONAL DO VALOR DA EDUCAÇÃO FORMAL, SEM LEVAR EM CONTA SUAS DIFERENTES REALIDADES E PERSPECTIVAS DE FUTURO. A ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS ALUNOS FOI ELABORADA NUMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA E, A PARTIR DELA, FORAM DISCUTIDOS OS PAPÉIS DOS VÁRIOS GRUPOS ENVOLVIDOS NO SISTEMA EDUCACIONAL: AS AUTORIDADES, OS PROFESSORES, OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É ABRIR UMA POSSIBILIDADE DE SE PENSAR A CRISE EDUCACIONAL BRASILEIRA COMO UMA GUERRA SEM LADOS, ONDE TODOS OS IMPLICADOS PODEM SER, AO MESMO TEMPO, VÍTIMAS E ALGOZES. A ARGUMENTAÇÃO BASEIA-SE NO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER NA SOCIEDADE E SOBRE A CAPACIDADE PRODUTIVA DO PODER. O TEXTO APONTA PARA UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA DE COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO E PARA A NECESSIDADE DE UMA AÇÃO EDUCATIVA DIALÓGICA EM QUE JOVENS E ADULTOS, LEIGOS E ESPECIALISTAS SE CO-RESPONSABILIZEM PELO PROJETO DA EDUCAÇÃO NACIONAL. |
pt_BR |
dc.format.extent |
637793 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS |
pt_BR |
dc.subject |
FENOMENOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject |
ESCOLA |
pt_BR |
dc.subject |
FOUCAULT |
pt_BR |
dc.subject |
PODER E SABER |
pt_BR |
dc.subject.other |
JUVENTUDE E ESCOLA |
pt_BR |
dc.subject.other |
ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos |
pt_BR |
dc.title |
ENTRE A AFIRMAÇÃO E A CRÍTICA: UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO A PARTIR DO DISCURSO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA BAIXADA SANTISTA |
pt_BR |