Resumo:
A PESQUISA SOBRE O SIGNIFICADO DA ESCOLA PARA OS JOVENS FOI FEITA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA BAIXADA SANTISTA. AS RESPOSTAS MOSTRARAM QUE JOVENS DAS REDES PÚBLICA E PARTICULAR TÊM, MUITAS VEZES, OPINIÕES SEMELHANTES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA, BASEADAS NO DISCURSO TRADICIONAL DO VALOR DA EDUCAÇÃO FORMAL, SEM LEVAR EM CONTA SUAS DIFERENTES REALIDADES E PERSPECTIVAS DE FUTURO. A ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS ALUNOS FOI ELABORADA NUMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA E, A PARTIR DELA, FORAM DISCUTIDOS OS PAPÉIS DOS VÁRIOS GRUPOS ENVOLVIDOS NO SISTEMA EDUCACIONAL: AS AUTORIDADES, OS PROFESSORES, OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É ABRIR UMA POSSIBILIDADE DE SE PENSAR A CRISE EDUCACIONAL BRASILEIRA COMO UMA GUERRA SEM LADOS, ONDE TODOS OS IMPLICADOS PODEM SER, AO MESMO TEMPO, VÍTIMAS E ALGOZES. A ARGUMENTAÇÃO BASEIA-SE NO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER NA SOCIEDADE E SOBRE A CAPACIDADE PRODUTIVA DO PODER. O TEXTO APONTA PARA UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA DE COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO E PARA A NECESSIDADE DE UMA AÇÃO EDUCATIVA DIALÓGICA EM QUE JOVENS E ADULTOS, LEIGOS E ESPECIALISTAS SE CO-RESPONSABILIZEM PELO PROJETO DA EDUCAÇÃO NACIONAL.