Abstract:
A pesquisa sobre o significado da escola para os jovens foi feita com alunos do ensino médio de instituições de ensino da Baixada Santista. As respostas mostraram que jovens das redes pública e particular têm, muitas vezes, opiniões semelhantes sobre o papel da escola, baseadas no discurso tradicional do valor da educação formal, sem levar em conta suas diferentes realidades e perspectivas de futuro. A análise dos discursos dos alunos foi elaborada numa abordagem fenomenológica e, a partir dela, foram discutidos os papéis dos vários grupos envolvidos no sistema educacional: as autoridades, os professores, os alunos e suas famílias. O objetivo deste estudo é abrir uma possibilidade de se pensar a crise educacional brasileira como uma guerra sem lados, onde todos os implicados podem ser, ao mesmo tempo, vítimas e algozes. A argumentação baseia-se no pensamento de Michel Foucault sobre as relações de poder na sociedade e sobre a capacidade produtiva do poder. O texto aponta para uma perspectiva foucaultiana de compreensão da educação e para a necessidade de uma ação educativa dialógica em que jovens e adultos, leigos e especialistas se co-responsabilizem pelo projeto da educação nacional.