DSpace Repository

ENTRE A AFIRMAÇÃO E A CRÍTICA: UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO A PARTIR DO DISCURSO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA BAIXADA SANTISTA

Show simple item record

dc.contributor.advisor LUCCHESI, Martha Abrahão Saad pt_BR
dc.contributor.author ALMEIDA, Vailde Bragança Silveira De pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:45Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:45Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/775
dc.description UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS - CAMPUS VILA MATHIAS pt_BR
dc.description.abstract A PESQUISA SOBRE O SIGNIFICADO DA ESCOLA PARA OS JOVENS FOI FEITA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA BAIXADA SANTISTA. AS RESPOSTAS MOSTRARAM QUE JOVENS DAS REDES PÚBLICA E PARTICULAR TÊM, MUITAS VEZES, OPINIÕES SEMELHANTES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA, BASEADAS NO DISCURSO TRADICIONAL DO VALOR DA EDUCAÇÃO FORMAL, SEM LEVAR EM CONTA SUAS DIFERENTES REALIDADES E PERSPECTIVAS DE FUTURO. A ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS ALUNOS FOI ELABORADA NUMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA E, A PARTIR DELA, FORAM DISCUTIDOS OS PAPÉIS DOS VÁRIOS GRUPOS ENVOLVIDOS NO SISTEMA EDUCACIONAL: AS AUTORIDADES, OS PROFESSORES, OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É ABRIR UMA POSSIBILIDADE DE SE PENSAR A CRISE EDUCACIONAL BRASILEIRA COMO UMA GUERRA SEM LADOS, ONDE TODOS OS IMPLICADOS PODEM SER, AO MESMO TEMPO, VÍTIMAS E ALGOZES. A ARGUMENTAÇÃO BASEIA-SE NO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER NA SOCIEDADE E SOBRE A CAPACIDADE PRODUTIVA DO PODER. O TEXTO APONTA PARA UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA DE COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO E PARA A NECESSIDADE DE UMA AÇÃO EDUCATIVA DIALÓGICA EM QUE JOVENS E ADULTOS, LEIGOS E ESPECIALISTAS SE CO-RESPONSABILIZEM PELO PROJETO DA EDUCAÇÃO NACIONAL. pt_BR
dc.format.extent 637793 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS pt_BR
dc.subject FENOMENOLOGIA pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject ESCOLA pt_BR
dc.subject FOUCAULT pt_BR
dc.subject PODER E SABER pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos pt_BR
dc.title ENTRE A AFIRMAÇÃO E A CRÍTICA: UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO A PARTIR DO DISCURSO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA BAIXADA SANTISTA pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context