Navegação Ebulição por título

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  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2005-05)
    Esta décima edição do boletim Ebulição é dedicada à questão da conversão da dívida externa em investimentos na área educacional, foco também do quarto debate da série Desafios da Conjuntura, promovido pelo Observatório da ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2005-12)
    Restrições orçamentárias e impactos da crise política marcaram a gestão do Ministério da Educação em 2005. A elaboração da proposta do Fundeb e o recuo na iniciativa de organizar uma Conferência Nacional de Educação, ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2004-05)
    No mês de abril, o Fundef voltou à cena em alguns dos principais jornais de grande circulação do país. Em destaque, a notícia de que 75% dos recursos do Fundo estariam sendo usados indevidamente. A notícia repercutiu dentre ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2006-12)
    A educação como elemento essencial na superação das desigualdades que historicamente estruturam a sociedade brasileira tem sido o eixo condutor do trabalho da Ação Educativa. O papel da educação na superação do racismo - ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2005-11)
    A Educação de Jovens e Adultos (EJA), em particular a alfabetização, foi uma das prioridades estipuladas no programa de governo do presidente Lula. Afinal, como aponta relatório recém lançado pela Unesco, o Brasil está ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2004-11)
    A política de educação do campo no Brasil é a temática central da sexta edição do boletim Ebulição Virtual. Conforme indicam as entrevistas e pesquisas publicadas, a expressão 'Educação do Campo' reflete hoje no país debates ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2007-06)
    A Educação, no senso comum e entre os especialistas, é considerada como um dos fatores mais importantes de impacto na mudança do padrão de concentração de renda e desenvolvimento. A oferta pública da educação do Brasil ao ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2006-03)
    Desde que os portugueses chegaram ao Brasil, os povos indígenas foram “vítimas” da educação produzida pelo colonizador, num primeiro momento chamada de “catequização”. Ao longo dos séculos, os processos educativos elaborados ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2006-07)
    Por que discutir e reivindicar educação nas prisões quando os jornais nos mostram diariamente depósitos de seres humanos, quase campos de concentração, onde impera a violação de direitos básicos de sobrevivência, como ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2004-05)
    É com grande satisfação que o Observatório da Educação, programa da ONG Ação Educativa, lança a primeira edição do boletim Ebulição em formato virtual. Ao longo de 2003, cinco edições impressas do boletim Ebulição circularam ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2005-03)
    O Ebulição deste mês focou a transição nas gestões municipais. De um total de 12 municípios consultados, no entanto, apenas cinco nos responderam a tempo para o fechamento da edição. (O Observatório da Educação segue em ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2005-02)
    A cada edição, o Fórum Social Mundial se afirma - conforme idealizado em sua Carta de Princípios (www.forumsocialmundial.org.br) - como “espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, o debate democrático de ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2006-05)
    O debate que se acendeu com o posicionamento do MEC de dar continuidade à realização do Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos – Encceja – traz à tona questões relevantes para o campo ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2005-10)
    A fragilidade do regime de colaboração entre as esferas de governo nas quais, em tese, deveria se assentar o sistema de ensino brasileiro ficou flagrante ao longo das negociações em torno do Fundo de Manutenção da Educação ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2004-08)
    A quarta edição do Ebulição virtual traz para o centro da roda o debate sobre as políticas de valorização dos trabalhadores em educação. A dificuldade em reunir informações para produzir as matérias aqui contidas já nos ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2005-07)
    O Ebulição deste mês apresenta e discute o conjunto de medidas lançados no último dia 14 de junho pelo Ministério de Educação, que, segundo este ministério, viriam a aprimorar a qualidade da educação básica. O carro-chefe ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2004-07)
    O destaque desta edição do Ebulição, boletim do Observatório da Educação que passa a ser mensal, é a Lei 10.639/03, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 - LDB - e inclui no currículo oficial ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2007-11)
    “A educação é uma face do processo dialético que se estabelece entre socialização e individuação da pessoa, que tem como objetivo a construção da autonomia (...) A educação formal pública é a cota de responsabilidade do ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2007-03)
    Normas nacionais e internacionais sobre direitos educativos asseguram e recomendam a matrícula das pessoas com deficiência dentro do sistema regular de ensino. Em 1998, havia em todo o País aproximadamente 44 mil alunos ...
  • Autor desconhecido (Ação Educativa. Programa Observatório da Educação., 2005-06)
    O Ebulição deste mês discute as conexões entre comunicação e educação, tema da maior importância, como comprovam as Faíscas e os pareceres de três especialistas que ajudam a embasar o debate. Diferentemente dos números ...

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