DSpace/Manakin Repository

O direito à educação de pessoas com deficiência

Mostrar registro simples

dc.date.accessioned 2010-06-10T21:48:25Z
dc.date.available 2010-06-10T21:48:25Z
dc.date.issued 2006-10-18
dc.identifier.citation OBSTÁCULOS E POSSIBILIDADES DE ACESSO (OPA). São Paulo: Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça. Ano III, nº 31, out. 2006 en
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2524
dc.description.abstract Segundo nossa Constituição Federal de 1988, a educação é “direito de todos” (art.205), devendo o ensino ser ministrado com respeito aos seguintes princípios, dentre outros: i) “igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola”, ii) “liberdade de aprender” e “ensinar”, iii) “pluralismo de idéias e concepções pedagógicas”, e iv) “garantia de padrão de qualidade” (art.206). Tais princípios jurídicos do ensino são, na verdade, reflexo dos princípios fundamentais de nosso Estado: i) “dignidade da pessoa humana” (art.1°, III), ii) promoção do “bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (art.3°, IV), e iii) igualdade perante a lei, “sem distinção de qualquer natureza” (art.5°, caput). en
dc.format.extent 94331 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça en
dc.subject DIREITO À EDUCAÇÃO en
dc.subject EDUCAÇÃO INCLUSIVA en
dc.title O direito à educação de pessoas com deficiência en
dc.type Other en


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • OPA - Obstáculos e Possibilidades de Acesso à Justiça
    Informações sobre o direito à educação pública, gratuita e de qualidade, sobre o comportamento do Ministério Público e do Poder Judiciário frente às demandas por educação, além de análises dos instrumentos jurídicos, nacionais e internacionais, destinados à garantia e proteção deste direito universal.

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta