Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/834
Título: "O INDIVÍDUO E A FUNÇÃO EDUCATIVA DA ESCOLA - UMA ANÁLISE DE TENDÊNCIAS SUBJETIVAS EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
Autor(es): JÚNIOR, José Policarpo
TREVAS, Juliana Torres Y Plá
Palavras-chave: INDIVIDUO;EDUCAÇÃO;FORMAÇÃO
Data do documento: 2003
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Resumo: ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE O PAPEL FORMATIVO DA EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO. PARA ISSO, CONSIDERA-SE COMO INDIVÍDUO O SER QUE É CAPAZ DE SE POSICIONAR NO MUNDO DE ACORDO COM SUAS PRÓPRIAS CONCEPÇÕES, TORNANDO-SE SENHOR DE SI, ALÉM DE SE AUTO-REALIZAR NO MUNDO EM QUE HABITA. PARA SE VERIFICAR A RELAÇÃO ATUALMENTE EXISTENTE ENTRE EDUCAÇÃO E INDIVIDUAÇÃO, ANALISARAM-SE POSSÍVEIS TENDÊNCIAS SUBJETIVAS QUANTO AO SENTIDO DA EDUCAÇÃO E DE SER INDIVÍDUO, ENTREVISTANDO-SE COM ESSE FIM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PRIVADA DA CIDADE DO RECIFE, FAZENDO-SE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM ESCALAS DE OPINIÃO E ATITUDE E DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. CONCLUI-SE QUE A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS REFLETE UMA POSTURA PRAGMÁTICA, QUE VALORIZA A UTILIZAÇÃO IMEDIATA DA EDUCAÇÃO, RELACIONANDO-A COMO UMA ETAPA IMPORTANTE PARA UM MELHOR POSICIONAMENTO SOCIAL.
Descrição: BIBLIOTECAS CENTRAL E SETORIAL DA UFPE
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/834
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf411.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador