Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/834
Título: | "O INDIVÍDUO E A FUNÇÃO EDUCATIVA DA ESCOLA - UMA ANÁLISE DE TENDÊNCIAS SUBJETIVAS EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" |
Autor(es): | JÚNIOR, José Policarpo TREVAS, Juliana Torres Y Plá |
Palavras-chave: | INDIVIDUO;EDUCAÇÃO;FORMAÇÃO |
Data do documento: | 2003 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO |
Resumo: | ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE O PAPEL FORMATIVO DA EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO. PARA ISSO, CONSIDERA-SE COMO INDIVÍDUO O SER QUE É CAPAZ DE SE POSICIONAR NO MUNDO DE ACORDO COM SUAS PRÓPRIAS CONCEPÇÕES, TORNANDO-SE SENHOR DE SI, ALÉM DE SE AUTO-REALIZAR NO MUNDO EM QUE HABITA. PARA SE VERIFICAR A RELAÇÃO ATUALMENTE EXISTENTE ENTRE EDUCAÇÃO E INDIVIDUAÇÃO, ANALISARAM-SE POSSÍVEIS TENDÊNCIAS SUBJETIVAS QUANTO AO SENTIDO DA EDUCAÇÃO E DE SER INDIVÍDUO, ENTREVISTANDO-SE COM ESSE FIM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PRIVADA DA CIDADE DO RECIFE, FAZENDO-SE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM ESCALAS DE OPINIÃO E ATITUDE E DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. CONCLUI-SE QUE A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS REFLETE UMA POSTURA PRAGMÁTICA, QUE VALORIZA A UTILIZAÇÃO IMEDIATA DA EDUCAÇÃO, RELACIONANDO-A COMO UMA ETAPA IMPORTANTE PARA UM MELHOR POSICIONAMENTO SOCIAL. |
Descrição: | BIBLIOTECAS CENTRAL E SETORIAL DA UFPE |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/834 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 411.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador