Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/834
Título : "O INDIVÍDUO E A FUNÇÃO EDUCATIVA DA ESCOLA - UMA ANÁLISE DE TENDÊNCIAS SUBJETIVAS EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
Autor : JÚNIOR, José Policarpo
TREVAS, Juliana Torres Y Plá
Palabras clave : INDIVIDUO;EDUCAÇÃO;FORMAÇÃO
Fecha de publicación : 2003
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Resumen : ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE O PAPEL FORMATIVO DA EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO. PARA ISSO, CONSIDERA-SE COMO INDIVÍDUO O SER QUE É CAPAZ DE SE POSICIONAR NO MUNDO DE ACORDO COM SUAS PRÓPRIAS CONCEPÇÕES, TORNANDO-SE SENHOR DE SI, ALÉM DE SE AUTO-REALIZAR NO MUNDO EM QUE HABITA. PARA SE VERIFICAR A RELAÇÃO ATUALMENTE EXISTENTE ENTRE EDUCAÇÃO E INDIVIDUAÇÃO, ANALISARAM-SE POSSÍVEIS TENDÊNCIAS SUBJETIVAS QUANTO AO SENTIDO DA EDUCAÇÃO E DE SER INDIVÍDUO, ENTREVISTANDO-SE COM ESSE FIM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PRIVADA DA CIDADE DO RECIFE, FAZENDO-SE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM ESCALAS DE OPINIÃO E ATITUDE E DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. CONCLUI-SE QUE A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS REFLETE UMA POSTURA PRAGMÁTICA, QUE VALORIZA A UTILIZAÇÃO IMEDIATA DA EDUCAÇÃO, RELACIONANDO-A COMO UMA ETAPA IMPORTANTE PARA UM MELHOR POSICIONAMENTO SOCIAL.
Descripción : BIBLIOTECAS CENTRAL E SETORIAL DA UFPE
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/834
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
tese.pdf411.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador