Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/834
Title: "O INDIVÍDUO E A FUNÇÃO EDUCATIVA DA ESCOLA - UMA ANÁLISE DE TENDÊNCIAS SUBJETIVAS EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
Authors: JÚNIOR, José Policarpo
TREVAS, Juliana Torres Y Plá
Keywords: INDIVIDUO;EDUCAÇÃO;FORMAÇÃO
Issue Date: 2003
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Abstract: ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE O PAPEL FORMATIVO DA EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO. PARA ISSO, CONSIDERA-SE COMO INDIVÍDUO O SER QUE É CAPAZ DE SE POSICIONAR NO MUNDO DE ACORDO COM SUAS PRÓPRIAS CONCEPÇÕES, TORNANDO-SE SENHOR DE SI, ALÉM DE SE AUTO-REALIZAR NO MUNDO EM QUE HABITA. PARA SE VERIFICAR A RELAÇÃO ATUALMENTE EXISTENTE ENTRE EDUCAÇÃO E INDIVIDUAÇÃO, ANALISARAM-SE POSSÍVEIS TENDÊNCIAS SUBJETIVAS QUANTO AO SENTIDO DA EDUCAÇÃO E DE SER INDIVÍDUO, ENTREVISTANDO-SE COM ESSE FIM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PRIVADA DA CIDADE DO RECIFE, FAZENDO-SE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM ESCALAS DE OPINIÃO E ATITUDE E DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. CONCLUI-SE QUE A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS REFLETE UMA POSTURA PRAGMÁTICA, QUE VALORIZA A UTILIZAÇÃO IMEDIATA DA EDUCAÇÃO, RELACIONANDO-A COMO UMA ETAPA IMPORTANTE PARA UM MELHOR POSICIONAMENTO SOCIAL.
Description: BIBLIOTECAS CENTRAL E SETORIAL DA UFPE
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/834
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf411.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools