Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1683
Título: RELAÇÕES RACIAIS: O EXPLÍCITO E O IMPLÍCITO NAS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Autor(es): MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues
RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA
ALEXANDRE, Ivone Jesus
Palavras-chave: AFRO-BRASILEIROS;ESTUDANTES;DISCRIMINAÇÃO RACIAL;RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA
Data do documento: 2006
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Resumo: ESTE TRABALHO DE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO OCORREM AS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS NEGROS E NÃO NEGROS NA ESCOLA. NESTE SENTIDO REALIZOU-SE UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS IMPLÍCITOS NAS INTERAÇÕES ESCOLARES. ENTENDE-SE POR SALA DE AULA TODO O ESPAÇO DESTINADO ÀS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI ESTUDO DE CASO COM OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ENTREVISTAS, RESPALDADA EM BOGDAN & BIKLEN (1994) E BECKER (1999). NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE AS INTERAÇÕES ENTRE OS ALUNOS NEGROS E NÃO NEGROS NOS DIFERENTES ESPAÇOS PEDAGÓGICOS SÃO PERMEADAS POR COMPORTAMENTOS E ATITUDES DISCRIMINATÓRIAS BANALIZADAS NO COTIDIANO ESCOLAR. NESTA PESQUISA UTILIZOU-SE NORBERT ELIAS (2000), PIERRE BOURDIEU (1998), E GOFFMAN (1982) CAVALLEIRO (2000) PARA FUNDAMENTAR AS DISCUSSÕES. CONCLUI-SE QUE AS CONSTANTES SITUAÇÕES DISCRIMINATÓRIAS A QUE SÃO EXPOSTOS OS ALUNOS NEGROS NO AMBIENTE ESCOLAR RESULTAM TANTO EM RELAÇÕES TENSAS E CONFLITUOSAS COM TAMBÉM COMPROMETER A FORMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE POSITIVA.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1683
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Jovens Negros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf637.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador