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Título: Relações Raciais: O Explícito e o Implícito nas Interações entre Alunos em uma Escola Pública
Autor(es): MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues
ALEXANDRE, Ivone Jesus
Palavras-chave: AFRO-BRASILEIROS;ESTUDANTES;DISCRIMINAÇÃO RACIAL;RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve por objetivo investigar como ocorrem as interações entre alunos negros e não negros na escola. Neste sentido, realizou-se um estudo sobre os processos implícitos nas interações escolares. Entende-se por sala de aula todo o espaço destinado às atividades pedagógicas. A metodologia utilizada foi estudo de caso com observação participante e entrevistas, respaldada em Bogdan & Biklen (1994) e Becker (1999). No desenvolvimento da pesquisa, foi possível perceber que as interações entre os alunos negros e não negros nos diferentes espaços pedagógicos são permeadas por comportamentos e atitudes discriminatórias banalizadas no cotidiano escolar. Nesta pesquisa, utilizou-se Norbert Elias (2000), Pierre Bourdieu (1998) e Goffman (1982), Cavalleiro (2000) para fundamentar as discussões. Conclui-se que as constantes situações discriminatórias a que são expostos os alunos negros no ambiente escolar resultam tanto em relações tensas e conflituosas como também comprometem a formação de uma identidade positiva.
Descrição: Biblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE/UFMT
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1683
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Jovens Negros

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