Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1683
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMÜLLER, Maria Lúcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisorRELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLApt_BR
dc.contributor.authorALEXANDRE, Ivone Jesuspt_BR
dc.coverage.spatialMTpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:31:24Z-
dc.date.available2009-03-14T18:31:24Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1683-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMTpt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO DE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO OCORREM AS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS NEGROS E NÃO NEGROS NA ESCOLA. NESTE SENTIDO REALIZOU-SE UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS IMPLÍCITOS NAS INTERAÇÕES ESCOLARES. ENTENDE-SE POR SALA DE AULA TODO O ESPAÇO DESTINADO ÀS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI ESTUDO DE CASO COM OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ENTREVISTAS, RESPALDADA EM BOGDAN & BIKLEN (1994) E BECKER (1999). NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE AS INTERAÇÕES ENTRE OS ALUNOS NEGROS E NÃO NEGROS NOS DIFERENTES ESPAÇOS PEDAGÓGICOS SÃO PERMEADAS POR COMPORTAMENTOS E ATITUDES DISCRIMINATÓRIAS BANALIZADAS NO COTIDIANO ESCOLAR. NESTA PESQUISA UTILIZOU-SE NORBERT ELIAS (2000), PIERRE BOURDIEU (1998), E GOFFMAN (1982) CAVALLEIRO (2000) PARA FUNDAMENTAR AS DISCUSSÕES. CONCLUI-SE QUE AS CONSTANTES SITUAÇÕES DISCRIMINATÓRIAS A QUE SÃO EXPOSTOS OS ALUNOS NEGROS NO AMBIENTE ESCOLAR RESULTAM TANTO EM RELAÇÕES TENSAS E CONFLITUOSAS COM TAMBÉM COMPROMETER A FORMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE POSITIVA.pt_BR
dc.format.extent653177 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOpt_BR
dc.subjectAFRO-BRASILEIROSpt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.subjectDISCRIMINAÇÃO RACIALpt_BR
dc.subjectRELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLApt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROS - Pertencimento étnico-racialpt_BR
dc.titleRELAÇÕES RACIAIS: O EXPLÍCITO E O IMPLÍCITO NAS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS EM UMA ESCOLA PÚBLICApt_BR
Appears in Collections:Jovens Negros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf637.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools