
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1683
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | ALEXANDRE, Ivone Jesus | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MT | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:31:24Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:31:24Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1683 | - |
dc.description | Biblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE/UFMT | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa teve por objetivo investigar como ocorrem as interações entre alunos negros e não negros na escola. Neste sentido, realizou-se um estudo sobre os processos implícitos nas interações escolares. Entende-se por sala de aula todo o espaço destinado às atividades pedagógicas. A metodologia utilizada foi estudo de caso com observação participante e entrevistas, respaldada em Bogdan & Biklen (1994) e Becker (1999). No desenvolvimento da pesquisa, foi possível perceber que as interações entre os alunos negros e não negros nos diferentes espaços pedagógicos são permeadas por comportamentos e atitudes discriminatórias banalizadas no cotidiano escolar. Nesta pesquisa, utilizou-se Norbert Elias (2000), Pierre Bourdieu (1998) e Goffman (1982), Cavalleiro (2000) para fundamentar as discussões. Conclui-se que as constantes situações discriminatórias a que são expostos os alunos negros no ambiente escolar resultam tanto em relações tensas e conflituosas como também comprometem a formação de uma identidade positiva. | pt_BR |
dc.format.extent | 653177 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.subject | AFRO-BRASILEIROS | pt_BR |
dc.subject | ESTUDANTES | pt_BR |
dc.subject | DISCRIMINAÇÃO RACIAL | pt_BR |
dc.subject | RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA | pt_BR |
dc.title | Relações Raciais: O Explícito e o Implícito nas Interações entre Alunos em uma Escola Pública | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Jovens Negros |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 637.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador