Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1683
Título : RELAÇÕES RACIAIS: O EXPLÍCITO E O IMPLÍCITO NAS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Autor : MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues
RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA
ALEXANDRE, Ivone Jesus
Palabras clave : AFRO-BRASILEIROS;ESTUDANTES;DISCRIMINAÇÃO RACIAL;RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA
Fecha de publicación : 2006
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Resumen : ESTE TRABALHO DE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO OCORREM AS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS NEGROS E NÃO NEGROS NA ESCOLA. NESTE SENTIDO REALIZOU-SE UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS IMPLÍCITOS NAS INTERAÇÕES ESCOLARES. ENTENDE-SE POR SALA DE AULA TODO O ESPAÇO DESTINADO ÀS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI ESTUDO DE CASO COM OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ENTREVISTAS, RESPALDADA EM BOGDAN & BIKLEN (1994) E BECKER (1999). NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE AS INTERAÇÕES ENTRE OS ALUNOS NEGROS E NÃO NEGROS NOS DIFERENTES ESPAÇOS PEDAGÓGICOS SÃO PERMEADAS POR COMPORTAMENTOS E ATITUDES DISCRIMINATÓRIAS BANALIZADAS NO COTIDIANO ESCOLAR. NESTA PESQUISA UTILIZOU-SE NORBERT ELIAS (2000), PIERRE BOURDIEU (1998), E GOFFMAN (1982) CAVALLEIRO (2000) PARA FUNDAMENTAR AS DISCUSSÕES. CONCLUI-SE QUE AS CONSTANTES SITUAÇÕES DISCRIMINATÓRIAS A QUE SÃO EXPOSTOS OS ALUNOS NEGROS NO AMBIENTE ESCOLAR RESULTAM TANTO EM RELAÇÕES TENSAS E CONFLITUOSAS COM TAMBÉM COMPROMETER A FORMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE POSITIVA.
Descripción : BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1683
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Jovens Negros

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf637.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador