Repositorio Dspace

A REPETÊNCIA SEGUNDO O ALUNO REPETENTE: UM DISCURSO FEITO NA PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor JUREMA, Ana Cristina Loureiro Alves pt_BR
dc.contributor.author PIMENTEL, Maria De Lourdes Correia pt_BR
dc.coverage.spatial PE pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:20Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:20Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/985
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL pt_BR
dc.description.abstract ESTE ESTUDO, DE NATUREZA QUALITATIVA, TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO COMPREENDER A REPETÊNCIA A PARTIR DOS SIGNIFICADOS QUE OS ALUNOS REPETENTES DA ESCOLA PÚBLICA ATRIBUEM A ESSE FENÔMENO NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ONDE ELE OCORRE. PARTINDO DAS DESCRIÇÕES DESTES ALUNOS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS DE REPETÊNCIA, ELEJO SUA FALA, COMPREENDIDA SOB A PERSPECTIVA DA FENOMENOLOGIA E DO PENSAMENTO FREIRIANO, COMO RECURSO QUE PERMITE O DESVELAMENTO DA REPETÊNCIA E DOS SEUS SIGNIFICADOS. NOS CAPÍTULOS INICIAIS, APRESENTO A REPETÊNCIA COMO PROBLEMA MULTIFACETADO, QUE REQUER UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL. APRESENTO BREVE RESGATE DA HISTÓRIA DA REPETÊNCIA NO BRASIL, BEM COMO OS PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DA FENOMENOLOGIA QUE EMBASARAM MEU PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO. DISCUTO TAMBÉM AS IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA AUTO-ESTIMA E DO AUTOCONCEITO DO ALUNO, E OS REFLEXOS DE AMBOS NO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM E NA SUA CONSTITUIÇÃO COMO SUJEITOS HISTÓRICOS. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO APONTAM QUE A REPETÊNCIA É SIGNIFICADA PELO ALUNO COMO PUNIÇÃO E TAMBÉM COMO PROMESSA DE APRENDIZAGEM. APONTAM TAMBÉM PARA A INEXISTÊNCIA DE ESPAÇOS NO INTERIOR DA ESCOLA EM QUE NÃO SÓ OS ALUNOS, MAS TAMBÉM SEUS PROFESSORES, POSSAM FALAR. OS RESULTADOS INDICAM AINDA QUE DISCUTIR A REPETÊNCIA FOCALIZANDO APENAS SUAS CAUSAS ENCOBRE A NECESSIDADE DE ANÁLISES PROFUNDAS SOBRE A INDISSOCIABILIDADE EXISTENTE ENTRE ENSINAR E APRENDER. pt_BR
dc.format.extent 565003 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO pt_BR
dc.subject FORMAÇÃO DE PROFESSORES pt_BR
dc.subject REPETÊNCIA ESCOLAR pt_BR
dc.subject ESTUDANTES pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - sucesso e fracasso escolares pt_BR
dc.title A REPETÊNCIA SEGUNDO O ALUNO REPETENTE: UM DISCURSO FEITO NA PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto