Resumo:
ESTE ESTUDO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PERSPECTIVAS DE FUTURO DE PRÉ-ADOLESCENTES E ADOLESCENTES, ESTUDANTES SITUADOS NA FAIXA ETÁRIA COMPREENDIDA ENTRE 11 E 15 ANOS, ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, DO PERÍODO DIURNO, DE CUIABÁ. COMO REFERENCIAL PARA A ANÁLISE, UTILIZAMOS A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DE SERGE MOSCOVICI E COLABORADORES, EM ESPECIAL AS CONTRIBUIÇÕES DE DENISE JODELET. NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AS CONCLUSÕES SE FAZEM APOIADAS NA LEITURA DE GATTI E MADEIRA. COMO PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS, RECORREMOS A QUESTIONÁRIOS EM 30 ESCOLAS, CONSULTANDO 813 SUJEITOS, NO ANO DE 2002. AS ENTREVISTAS SE DERAM EM OITO ESCOLAS, LOCALIZADAS NO MESMO UNIVERSO, TENDO SIDO OUVIDOS 40 SUJEITOS, NO ANO DE 2003. O MATERIAL COLETADO POR MEIO DOS QUESTIONÁRIOS FOI PROCESSADO PELO SOFTWARE SPSS, SENDO REALIZADAS ANÁLISES UNIVARIADAS DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO DOS AGRUPAMENTOS DAS VARIÁVEIS, TESTES BIVARIADOS DE CORRELAÇÃO E RECODIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS. O CONTEÚDO DAS ENTREVISTAS TANTO PERMITIU CONTEXTUALIZAR OS DADOS REFERENTES AOS QUESTIONÁRIOS, QUANTO FOI PREPARADO E SUBMETIDO A UM SOFTWARE FRANCÊS DENOMINADO ALCESTE, QUE POSSIBILITA ANÁLISE QUANTITATIVA DE DADOS TEXTUAIS, À QUAL SOMOU-SE UMA ANÁLISE QUALITATIVA. DE TODOS OS RESULTADOS, SURGIRAM TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: NA PRIMEIRA DISCUTIMOS AS COMUNICAÇÕES E, POR ISSO, FOI DENOMINADA DE A CONSTRUÇÃO DO FUTURO; NA SEGUNDA, PERSPECTIVAS DE FUTURO, ABORDAMOS OS SONHOS E DESEJOS PROJETADOS PARA ESTA DIMENSÃO. EM EMPECILHOS PARA REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE FUTURO, TERCEIRA CATEGORIA, TRATAMOS DOS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS, TAIS COMO AIDS, DROGAS E VIOLÊNCIA, QUE PODERIAM IMPEDIR A REALIZAÇÃO DOS PROJETOS. AS RS DOS JOVENS CONSTROEM-SE COM BASES NOS ELEMENTOS: ESTUDO, TRABALHO, FAMÍLIA E QUALIDADE DE VIDA, QUE PARECEM ESTAR ENRAIZADOS NA HISTÓRIA E NA CULTURA, REPRESENTADAS PELA FAMÍLIA E, EM ESPECIAL, PELA FIGURA MATERNA, APONTANDO PARA A OCORRÊNCIA DE REPRESENTAÇÕES DO TIPO HEGEMÔNICO. A MÃE SE DESTACA COMO FIGURA DE MAIOR INFLUÊNCIA NAS ESCOLHAS QUE, HOJE, OS JOVENS FAZEM PARA SEU FUTURO. A CRENÇA NO ESTUDO E NA PERMANÊNCIA NA ESCOLA SE EVIDENCIA COMO POSSIBILIDADE DE ASCENSÃO SOCIAL. A RELAÇÃO ENTRE EDUCADORES E EDUCANDOS É REPRESENTADA, POR ESTES, COMO DISTANTE.