Repositorio Dspace

PERSPECTIVAS DE FUTURO: UM OLHAR PARA AS REPRESENTAÇÕES SOCIAS DE JOVENS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor PAREDES, Eugenia Coelho pt_BR
dc.contributor.author PECORA, Ana Rafaela pt_BR
dc.coverage.spatial MT pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:19Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:19Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/984
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE pt_BR
dc.description.abstract ESTE ESTUDO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PERSPECTIVAS DE FUTURO DE PRÉ-ADOLESCENTES E ADOLESCENTES, ESTUDANTES SITUADOS NA FAIXA ETÁRIA COMPREENDIDA ENTRE 11 E 15 ANOS, ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, DO PERÍODO DIURNO, DE CUIABÁ. COMO REFERENCIAL PARA A ANÁLISE, UTILIZAMOS A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DE SERGE MOSCOVICI E COLABORADORES, EM ESPECIAL AS CONTRIBUIÇÕES DE DENISE JODELET. NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AS CONCLUSÕES SE FAZEM APOIADAS NA LEITURA DE GATTI E MADEIRA. COMO PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS, RECORREMOS A QUESTIONÁRIOS EM 30 ESCOLAS, CONSULTANDO 813 SUJEITOS, NO ANO DE 2002. AS ENTREVISTAS SE DERAM EM OITO ESCOLAS, LOCALIZADAS NO MESMO UNIVERSO, TENDO SIDO OUVIDOS 40 SUJEITOS, NO ANO DE 2003. O MATERIAL COLETADO POR MEIO DOS QUESTIONÁRIOS FOI PROCESSADO PELO SOFTWARE SPSS, SENDO REALIZADAS ANÁLISES UNIVARIADAS DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO DOS AGRUPAMENTOS DAS VARIÁVEIS, TESTES BIVARIADOS DE CORRELAÇÃO E RECODIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS. O CONTEÚDO DAS ENTREVISTAS TANTO PERMITIU CONTEXTUALIZAR OS DADOS REFERENTES AOS QUESTIONÁRIOS, QUANTO FOI PREPARADO E SUBMETIDO A UM SOFTWARE FRANCÊS DENOMINADO ALCESTE, QUE POSSIBILITA ANÁLISE QUANTITATIVA DE DADOS TEXTUAIS, À QUAL SOMOU-SE UMA ANÁLISE QUALITATIVA. DE TODOS OS RESULTADOS, SURGIRAM TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: NA PRIMEIRA DISCUTIMOS AS COMUNICAÇÕES E, POR ISSO, FOI DENOMINADA DE A CONSTRUÇÃO DO FUTURO; NA SEGUNDA, PERSPECTIVAS DE FUTURO, ABORDAMOS OS SONHOS E DESEJOS PROJETADOS PARA ESTA DIMENSÃO. EM EMPECILHOS PARA REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE FUTURO, TERCEIRA CATEGORIA, TRATAMOS DOS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS, TAIS COMO AIDS, DROGAS E VIOLÊNCIA, QUE PODERIAM IMPEDIR A REALIZAÇÃO DOS PROJETOS. AS RS DOS JOVENS CONSTROEM-SE COM BASES NOS ELEMENTOS: ESTUDO, TRABALHO, FAMÍLIA E QUALIDADE DE VIDA, QUE PARECEM ESTAR ENRAIZADOS NA HISTÓRIA E NA CULTURA, REPRESENTADAS PELA FAMÍLIA E, EM ESPECIAL, PELA FIGURA MATERNA, APONTANDO PARA A OCORRÊNCIA DE REPRESENTAÇÕES DO TIPO HEGEMÔNICO. A MÃE SE DESTACA COMO FIGURA DE MAIOR INFLUÊNCIA NAS ESCOLHAS QUE, HOJE, OS JOVENS FAZEM PARA SEU FUTURO. A CRENÇA NO ESTUDO E NA PERMANÊNCIA NA ESCOLA SE EVIDENCIA COMO POSSIBILIDADE DE ASCENSÃO SOCIAL. A RELAÇÃO ENTRE EDUCADORES E EDUCANDOS É REPRESENTADA, POR ESTES, COMO DISTANTE. pt_BR
dc.format.extent 1657975 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO pt_BR
dc.subject REPRESENTAÇÕES SOCIAIS pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject PERSPECTIVAS DE FUTURO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escola pt_BR
dc.title PERSPECTIVAS DE FUTURO: UM OLHAR PARA AS REPRESENTAÇÕES SOCIAS DE JOVENS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto