DSpace Repository

CÁ ENTRE NÓS! DEIXA QUE SEU SEJA EU: UM ESTUDO DE CASO SOBRE USOS QUE ALUNOS DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO DE MONTES CLAROS/MG FAZEM DO UNIFORME ESCOLAR

Show simple item record

dc.contributor.advisor TOSTA, Sandra De Fátima Pereira pt_BR
dc.contributor.author FREIRE, Leticia De Freitas Cardoso pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:19Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:19Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/978
dc.description PUC MINAS pt_BR
dc.description.abstract ESTA DISSERTAÇÃO APRESENTA E ANALISA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO UNIFORME NA CULTURA NA ESCOLA, SUA APROPRIAÇÃO E USO POR ALUNOS DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO DE MONTES CLAROS/ MG. O ESTUDO FOI REALIZADO JUNTO AO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA PUC/MINAS, COM O APOIO FINANCEIRO DA CAPES, TENDO O SEU INICIO EM MARÇO DE 2002. A OPÇÃO DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA-METODOLÓGICA FOI O ESTUDO DE CASO FILIADO AO PARADIGMA ETNOMETODOLÓGICO, NUMA ABORDAGEM ESSENCIALMENTE QUALITATIVA. PARA EFETIVAÇÃO DO TRABALHO UTILIZAMOS COMO FONTES DE PESQUISA OS SEGUINTES MATERIAIS: DOCUMENTOS DA ESCOLA E DA IGREJA CATÓLICA LOCAL, LEGISLAÇÃO, FOTOGRAFIAS E IMAGENS, PERIÓDICOS, OBSERVAÇÃO E ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE. A BIBLIOGRAFIA QUE FUNDAMENTOU O ESTUDO COMPREENDEU LIVROS E ARTIGOS SOBRE: CULTURA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA, COMUNICAÇÃO, MODA, HISTÓRIA DA CIDADE DE MONTES CLAROS E DO CIC. A INVESTIGAÇÃO NOS PERMITIU O CONHECIMENTO DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS E ADMINISTRATIVOS QUE INSTITUEM O UNIFORME ESCOLAR, SUAS FINALIDADES E USOS. O RECORTE TEMPORAL FEITO PARA O PERÍODO DE 1984 A 2003, NOS POSSIBILITOU COMPREENDER COMO OS ALUNOS DAS 7ª E 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SE APROPRIAM, USAM E ATRIBUEM SIGNIFICADOS AO UNIFORME. ESTE ESTUDO NOS PERMITIU CHEGAR A OBTER IMPORTANTES INFORMAÇÕES ACERCA DA VIDA, COTIDIANO E CULTURA DOS ALUNOS NO CIC, CONTRIBUINDO, EM SENTIDO MAIS AMPLO, PARA UMA NOVA CULTURA INVESTIGATIVA, QUE VALORIZA ABORDAGENS DE OBJETOS DE ESTUDO INÉDITOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA, HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. pt_BR
dc.format.extent 5071068 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject UNIFORME ESCOLAR pt_BR
dc.subject HISTÓRIA pt_BR
dc.subject CULTURA ESCOLAR pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar pt_BR
dc.title CÁ ENTRE NÓS! DEIXA QUE SEU SEJA EU: UM ESTUDO DE CASO SOBRE USOS QUE ALUNOS DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO DE MONTES CLAROS/MG FAZEM DO UNIFORME ESCOLAR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context