Abstract:
ESTA DISSERTAÇÃO APRESENTA E ANALISA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO UNIFORME NA CULTURA NA ESCOLA, SUA APROPRIAÇÃO E USO POR ALUNOS DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO DE MONTES CLAROS/ MG. O ESTUDO FOI REALIZADO JUNTO AO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA PUC/MINAS, COM O APOIO FINANCEIRO DA CAPES, TENDO O SEU INICIO EM MARÇO DE 2002. A OPÇÃO DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA-METODOLÓGICA FOI O ESTUDO DE CASO FILIADO AO PARADIGMA ETNOMETODOLÓGICO, NUMA ABORDAGEM ESSENCIALMENTE QUALITATIVA. PARA EFETIVAÇÃO DO TRABALHO UTILIZAMOS COMO FONTES DE PESQUISA OS SEGUINTES MATERIAIS: DOCUMENTOS DA ESCOLA E DA IGREJA CATÓLICA LOCAL, LEGISLAÇÃO, FOTOGRAFIAS E IMAGENS, PERIÓDICOS, OBSERVAÇÃO E ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE. A BIBLIOGRAFIA QUE FUNDAMENTOU O ESTUDO COMPREENDEU LIVROS E ARTIGOS SOBRE: CULTURA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA, COMUNICAÇÃO, MODA, HISTÓRIA DA CIDADE DE MONTES CLAROS E DO CIC. A INVESTIGAÇÃO NOS PERMITIU O CONHECIMENTO DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS E ADMINISTRATIVOS QUE INSTITUEM O UNIFORME ESCOLAR, SUAS FINALIDADES E USOS. O RECORTE TEMPORAL FEITO PARA O PERÍODO DE 1984 A 2003, NOS POSSIBILITOU COMPREENDER COMO OS ALUNOS DAS 7ª E 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SE APROPRIAM, USAM E ATRIBUEM SIGNIFICADOS AO UNIFORME. ESTE ESTUDO NOS PERMITIU CHEGAR A OBTER IMPORTANTES INFORMAÇÕES ACERCA DA VIDA, COTIDIANO E CULTURA DOS ALUNOS NO CIC, CONTRIBUINDO, EM SENTIDO MAIS AMPLO, PARA UMA NOVA CULTURA INVESTIGATIVA, QUE VALORIZA ABORDAGENS DE OBJETOS DE ESTUDO INÉDITOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA, HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR.