dc.contributor.advisor |
MELLO, Marisol Barenco De |
pt_BR |
dc.contributor.author |
NASCIMENTO, Francisco Juceme Rodrigues Do |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
RJ |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T15:37:18Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T15:37:18Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
MISTO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/977 |
|
dc.description |
UCP |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A linguagem como distintivo do homem no mundo sempre esteve entre as grandes questões da Educação. Especialmente no que tange à formação das futuras gerações, como instrumento objetivo de um discurso que a legitima ou como reconhecimento de uma subjetividade que simboliza o meio em que vive, com base no imaginário interno. Desde o logos criador representado no discurso mitológico até a técnica moderna da virtualidade, o desenvolvimento histórico necessita da compreensão humana para significar a realidade. Nesse movimento existencial, a linguagem ora aparece como phármakon que dialoga, ora impõe conceitos universais que impedem o questionamento. A proposta do trabalho é recuperar o lugar do jovem no diálogo que emerge no interior da escola à luz da compreensão do logos que é apropriação em Heidegger. Partindo de uma releitura bibliográfica que apresenta o discurso humano como meio de explicação do mundo e do homem, com base na racionalidade, busco ouvir professores e alunos do Ensino Médio sobre a existência. Apresento a pergunta: Quem é o jovem e os desafios atuais para educá-lo? Pretendo defender o lugar da linguagem como movimento compreensivo e presença que significa a aprendizagem, assumindo a relação como projeto que revela o sentido e o outro na dualidade entre existência e essência: fundamentos do viver no mundo com liberdade e responsabilidade. |
pt_BR |
dc.format.extent |
803327 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS |
pt_BR |
dc.subject |
LINGUAGEM |
pt_BR |
dc.subject |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject |
JOVENS |
pt_BR |
dc.subject |
DIÁLOGO |
pt_BR |
dc.subject.other |
JUVENTUDE E ESCOLA |
pt_BR |
dc.subject.other |
ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos |
pt_BR |
dc.title |
A LINGUAGEM COMO APROPRIAÇÃO DA EXISTÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO JUVENIL |
pt_BR |