Repositorio Dspace

MULTIPLICANDO OS PONTOS DE VISTA SOBRE A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: ESTUDO COMPARATIVO DO CLIMA ESCOLAR EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTE

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira pt_BR
dc.contributor.author COSTA, Paulo Roberto Da pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:16Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:16Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/966
dc.description BIBLITOECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG pt_BR
dc.description.abstract O PRESENTE TRABALHO CONTÉM OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTE, SELECIONADAS, ENTRE OUTRAS, POR TEREM SIDO ALVO DE INTERVENÇÕES DIRETAS E SISTEMATIZADAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, EM FUNÇÃO DOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA QUE APRESENTAVAM. UTILIZANDO INFORMAÇÕES DO BANCO DE DADOS DO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR, QUE CONTÉM OS REGISTROS DAS OCORRÊNCIAS POLICIAIS EM ESCOLAS DE TODA A REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, DOS LEVANTAMENTOS FEITOS PELO PROJETO REDE PELA PAZ E, AINDA, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DIRETA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS NESTES DOIS ESTABELECIMENTOS, DESENVOLVEMOS UMA ANÁLISE COMPARATIVA CUJO PRINCIPAL OBJETIVO FOI INVESTIGAR COMO O CLIMA ESCOLAR ESTARIA INTERFERINDO NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES ACERCA DA VIOLÊNCIA EM SUAS ESCOLAS E OS POSSÍVEIS IMPACTOS DO SENTIMENTO DE INSEGURANÇA SOBRE O DESEMPENHO DESTES ATORES. ENTRE OS COMPONENTES DO CLIMA ESCOLAR ANALISAMOS A LOCALIZAÇÃO, A ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS, A LIDERANÇA DA ESCOLA, AS RELAÇÕES ENTRE OS ALUNOS E ENTRE ESTES E OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM AÍ, BUSCANDO COMPREENDER COMO ESTES AGENTES PERCEBEM E INTERAGEM COM A VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR. FOI DE EXTREMA IMPORTÂNCIA CONFRONTAR OS ÍNDICES DO CLIMA ESCOLAR COM OS INDICADORES EDUCACIONAIS FORNECIDOS PELOS DADOS DO SAEB E DO SIMAVE, QUE NOS INFORMAM SOBRE AS CONDIÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS DOS ALUNOS E A CARACTERIZAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS EM RELAÇÃO À SUA EFICIÊNCIA NO APRENDIZADO, POIS ISTO POSSIBILITOU COLOCAR À PROVA ALGUMAS HIPÓTESES ENCONTRADAS NA LITERATURA SOBRE A VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR. pt_BR
dc.format.extent 623488 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject VIOLÊNCIA NA ESCOLA pt_BR
dc.subject ESTUDO COMPARATIVO pt_BR
dc.subject ESCOLA PÚBLICA pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventude pt_BR
dc.title MULTIPLICANDO OS PONTOS DE VISTA SOBRE A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: ESTUDO COMPARATIVO DO CLIMA ESCOLAR EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTE pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto