Abstract:
O PRESENTE TRABALHO CONTÉM OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTE, SELECIONADAS, ENTRE OUTRAS, POR TEREM SIDO ALVO DE INTERVENÇÕES DIRETAS E SISTEMATIZADAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, EM FUNÇÃO DOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA QUE APRESENTAVAM. UTILIZANDO INFORMAÇÕES DO BANCO DE DADOS DO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR, QUE CONTÉM OS REGISTROS DAS OCORRÊNCIAS POLICIAIS EM ESCOLAS DE TODA A REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, DOS LEVANTAMENTOS FEITOS PELO PROJETO REDE PELA PAZ E, AINDA, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DIRETA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS NESTES DOIS ESTABELECIMENTOS, DESENVOLVEMOS UMA ANÁLISE COMPARATIVA CUJO PRINCIPAL OBJETIVO FOI INVESTIGAR COMO O CLIMA ESCOLAR ESTARIA INTERFERINDO NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES ACERCA DA VIOLÊNCIA EM SUAS ESCOLAS E OS POSSÍVEIS IMPACTOS DO SENTIMENTO DE INSEGURANÇA SOBRE O DESEMPENHO DESTES ATORES. ENTRE OS COMPONENTES DO CLIMA ESCOLAR ANALISAMOS A LOCALIZAÇÃO, A ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS, A LIDERANÇA DA ESCOLA, AS RELAÇÕES ENTRE OS ALUNOS E ENTRE ESTES E OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM AÍ, BUSCANDO COMPREENDER COMO ESTES AGENTES PERCEBEM E INTERAGEM COM A VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR. FOI DE EXTREMA IMPORTÂNCIA CONFRONTAR OS ÍNDICES DO CLIMA ESCOLAR COM OS INDICADORES EDUCACIONAIS FORNECIDOS PELOS DADOS DO SAEB E DO SIMAVE, QUE NOS INFORMAM SOBRE AS CONDIÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS DOS ALUNOS E A CARACTERIZAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS EM RELAÇÃO À SUA EFICIÊNCIA NO APRENDIZADO, POIS ISTO POSSIBILITOU COLOCAR À PROVA ALGUMAS HIPÓTESES ENCONTRADAS NA LITERATURA SOBRE A VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR.