Repositorio Dspace

Ser adolescente: o que alunos de 8ª série pensam sobre a escola

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso De pt_BR
dc.contributor.author LIMA, Carlos Augusto Rodrigues pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:14Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:14Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/953
dc.description PUCSP pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa teve por objetivo compreender como os alunos da 8ª série do ensino fundamental II, de uma escola da rede privada da cidade de São Paulo, significam a adolescência e o que pensam sobre escola: do que gostam na escola em que estudam, o que é escola e o espaço de sala de aula, e qual seria a escola ideal. O estudo se justifica porque há poucas pesquisas acadêmicas que tratam do tema em questão, preocupando-se, em sua maioria, com aspectos relacionados ao cognitivo e disciplinar dos alunos, e porque precisamos conhecer mais sobre os sentimentos dos alunos para com a escola, no intuito de compreender a relação com o saber que esses apresentam e buscar pistas que possam contribuir para uma prática pedagógica mais eficaz. A coleta de dados envolveu um questionário com questões abertas que foi aplicado a 172 alunos, cuja idade média é de 14 anos. Estando os sujeitos dessa pesquisa, teoricamente, na adolescência, os dados dessa questão foram analisados segundo a psicogenética de Henri Wallon. As conclusões apontam para um sentimento de adolescência como fase de liberdade e de descobertas. Os alunos percebem que há necessidade de ter responsabilidade, porém, entendem como sendo a fase mais feliz da vida (hora de curtir). Nesse contexto, a escola assume um papel de lugar em que se aprende, associado a uma visão de local de relacionamentos, muitas vezes confundida como a sua 2ª casa. No que diz respeito à sala de aula, os alunos a percebem como sendo um local de extensão da sala de estar (relacionamentos) ou como um local de cumprir seu papel como aluno (prestar atenção, fazer o que o professor quer). Há, por parte dos alunos, um sentimento para com a escola na qual estão inseridos, de felicidade, de respeito, de ser um aluno visto por todos integralmente, ou seja, de satisfação. A escola dos sonhos assume, para muitos, características da escola em que estudam. pt_BR
dc.format.extent 813124 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher Pontifícia Universidade Católica de São Paulo pt_BR
dc.subject ADOLESTENTES pt_BR
dc.subject ESCOLA pt_BR
dc.subject SALA DE AULA pt_BR
dc.subject WALLON pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos pt_BR
dc.title Ser adolescente: o que alunos de 8ª série pensam sobre a escola pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto