dc.contributor.advisor |
KONDER, Leandro Augusto Marques Coelho |
pt_BR |
dc.contributor.author |
SALLES, Inês Cristina Di Mare |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
RJ |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T15:37:14Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T15:37:14Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
MISTO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/952 |
|
dc.description |
DBD CENTRAL |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ESTUDO INVESTIGOU O PROCESSO DE ATENÇÃO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS EM DUAS ESCOLAS COOPERATIVAS, UMA DE ENSINO REGULAR E OUTRA ESPECIAL. BUSCOU LEVANTAR AS CONCEPÇÕES DE MUNDO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES COM O PARADIGMA DA INCLUSÃO ESCOLAR. A PESQUISA DESENVOLVEU-SE NA PERSPECTIVA QUALITATIVA DE CUNHO SÓCIO-HISTÓRICO, A QUAL ACENTUA A RELEVÂNCIA SOCIAL NO UNIVERSO CIENTÍFICO. ASSIM, O DIÁLOGO COM OS TRABALHADORES, A OBSERVAÇÃO DOS ALUNOS E A ANÁLISE DOCUMENTAL SE ARTICULOU AOS ESTUDOS TEÓRICOS PARA EXPLICITAR AS CONTRADIÇÕES DA PRÁXIS, EM UMA ESPIRAL ENTRE O PARTICULAR E O UNIVERSAL. A CONTRIBUIÇÃO DE BAKHTIN NORTEOU O ESTUDO FAZENDO EMERGIR O TEXTO E O CONTEXTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS A PARTIR DE UMA RELAÇÃO ATIVA ENTRE A PESQUISADORA E OS SUJEITOS DA PESQUISA. COMPÕEM ESTA INTERLOCUÇÃO OS PRINCIPAIS PENSADORES CONTEMPORÂNEOS QUE TRATAM DA TEMÁTICA SOB A ÓTICA DA LITERATURA DE BASE MARXISTA. A PESQUISA EVIDENCIOU COMO LIMITE PRINCIPAL OS PROBLEMAS SOCIOECONÔMICOS E A INSIPIÊNCIA DO PRÓPRIO RAMO DO COOPERATIVISMO EDUCACIONAL. DEMONSTRANDO QUE ESTAS DIFICULDADES INTERFEREM NA REMUNERAÇÃO DOS COOPERADOS, DESAFIANDO A MANUTENÇÃO DESTES ESPAÇOS ESCOLARES. EM TERMOS DE POTENCIALIDADES FOI EXPLICITADA A AFINIDADE ENTRE OS PRINCÍPIOS DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS E DA AUTOGESTÃO COM OS IDEAIS DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA. EM RELAÇÃO AO PROJETO PEDAGÓGICO, A CENTRALIDADE NOS EM SENDO APRIMORADA E AVALIADA COMO FUNDAMENTAL PARA OS AVANÇOS NO NÍVEL DOS VÍNCULOS SOCIAIS E NA APRENDIZAGEM FORMAL DE TODOS, NÃO SÓ DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS |
pt_BR |
dc.format.extent |
689331 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
pt_BR |
dc.subject |
INCLUSÃO |
pt_BR |
dc.subject |
EDUCAÇÃO ESPECIAL |
pt_BR |
dc.subject |
COOPERATIVAS |
pt_BR |
dc.subject.other |
JUVENTUDE E ESCOLA |
pt_BR |
dc.subject.other |
ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos |
pt_BR |
dc.title |
LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM COOPERATIVAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL |
pt_BR |