Abstract:
O ESTUDO INVESTIGOU O PROCESSO DE ATENÇÃO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS EM DUAS ESCOLAS COOPERATIVAS, UMA DE ENSINO REGULAR E OUTRA ESPECIAL. BUSCOU LEVANTAR AS CONCEPÇÕES DE MUNDO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES COM O PARADIGMA DA INCLUSÃO ESCOLAR. A PESQUISA DESENVOLVEU-SE NA PERSPECTIVA QUALITATIVA DE CUNHO SÓCIO-HISTÓRICO, A QUAL ACENTUA A RELEVÂNCIA SOCIAL NO UNIVERSO CIENTÍFICO. ASSIM, O DIÁLOGO COM OS TRABALHADORES, A OBSERVAÇÃO DOS ALUNOS E A ANÁLISE DOCUMENTAL SE ARTICULOU AOS ESTUDOS TEÓRICOS PARA EXPLICITAR AS CONTRADIÇÕES DA PRÁXIS, EM UMA ESPIRAL ENTRE O PARTICULAR E O UNIVERSAL. A CONTRIBUIÇÃO DE BAKHTIN NORTEOU O ESTUDO FAZENDO EMERGIR O TEXTO E O CONTEXTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS A PARTIR DE UMA RELAÇÃO ATIVA ENTRE A PESQUISADORA E OS SUJEITOS DA PESQUISA. COMPÕEM ESTA INTERLOCUÇÃO OS PRINCIPAIS PENSADORES CONTEMPORÂNEOS QUE TRATAM DA TEMÁTICA SOB A ÓTICA DA LITERATURA DE BASE MARXISTA. A PESQUISA EVIDENCIOU COMO LIMITE PRINCIPAL OS PROBLEMAS SOCIOECONÔMICOS E A INSIPIÊNCIA DO PRÓPRIO RAMO DO COOPERATIVISMO EDUCACIONAL. DEMONSTRANDO QUE ESTAS DIFICULDADES INTERFEREM NA REMUNERAÇÃO DOS COOPERADOS, DESAFIANDO A MANUTENÇÃO DESTES ESPAÇOS ESCOLARES. EM TERMOS DE POTENCIALIDADES FOI EXPLICITADA A AFINIDADE ENTRE OS PRINCÍPIOS DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS E DA AUTOGESTÃO COM OS IDEAIS DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA. EM RELAÇÃO AO PROJETO PEDAGÓGICO, A CENTRALIDADE NOS EM SENDO APRIMORADA E AVALIADA COMO FUNDAMENTAL PARA OS AVANÇOS NO NÍVEL DOS VÍNCULOS SOCIAIS E NA APRENDIZAGEM FORMAL DE TODOS, NÃO SÓ DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS