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LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM COOPERATIVAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

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dc.contributor.advisor KONDER, Leandro Augusto Marques Coelho pt_BR
dc.contributor.author SALLES, Inês Cristina Di Mare pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:14Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:14Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/952
dc.description DBD CENTRAL pt_BR
dc.description.abstract O ESTUDO INVESTIGOU O PROCESSO DE ATENÇÃO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS EM DUAS ESCOLAS COOPERATIVAS, UMA DE ENSINO REGULAR E OUTRA ESPECIAL. BUSCOU LEVANTAR AS CONCEPÇÕES DE MUNDO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES COM O PARADIGMA DA INCLUSÃO ESCOLAR. A PESQUISA DESENVOLVEU-SE NA PERSPECTIVA QUALITATIVA DE CUNHO SÓCIO-HISTÓRICO, A QUAL ACENTUA A RELEVÂNCIA SOCIAL NO UNIVERSO CIENTÍFICO. ASSIM, O DIÁLOGO COM OS TRABALHADORES, A OBSERVAÇÃO DOS ALUNOS E A ANÁLISE DOCUMENTAL SE ARTICULOU AOS ESTUDOS TEÓRICOS PARA EXPLICITAR AS CONTRADIÇÕES DA PRÁXIS, EM UMA ESPIRAL ENTRE O PARTICULAR E O UNIVERSAL. A CONTRIBUIÇÃO DE BAKHTIN NORTEOU O ESTUDO FAZENDO EMERGIR O TEXTO E O CONTEXTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS A PARTIR DE UMA RELAÇÃO ATIVA ENTRE A PESQUISADORA E OS SUJEITOS DA PESQUISA. COMPÕEM ESTA INTERLOCUÇÃO OS PRINCIPAIS PENSADORES CONTEMPORÂNEOS QUE TRATAM DA TEMÁTICA SOB A ÓTICA DA LITERATURA DE BASE MARXISTA. A PESQUISA EVIDENCIOU COMO LIMITE PRINCIPAL OS PROBLEMAS SOCIOECONÔMICOS E A INSIPIÊNCIA DO PRÓPRIO RAMO DO COOPERATIVISMO EDUCACIONAL. DEMONSTRANDO QUE ESTAS DIFICULDADES INTERFEREM NA REMUNERAÇÃO DOS COOPERADOS, DESAFIANDO A MANUTENÇÃO DESTES ESPAÇOS ESCOLARES. EM TERMOS DE POTENCIALIDADES FOI EXPLICITADA A AFINIDADE ENTRE OS PRINCÍPIOS DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS E DA AUTOGESTÃO COM OS IDEAIS DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA. EM RELAÇÃO AO PROJETO PEDAGÓGICO, A CENTRALIDADE NOS EM SENDO APRIMORADA E AVALIADA COMO FUNDAMENTAL PARA OS AVANÇOS NO NÍVEL DOS VÍNCULOS SOCIAIS E NA APRENDIZAGEM FORMAL DE TODOS, NÃO SÓ DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS pt_BR
dc.format.extent 689331 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO pt_BR
dc.subject INCLUSÃO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO ESPECIAL pt_BR
dc.subject COOPERATIVAS pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos pt_BR
dc.title LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM COOPERATIVAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL pt_BR


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