DSpace/Manakin Repository

ENSINO DE ARTES E FOTOGRAFIA: UM CLICK NA EDUCAÇÃO

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor SOARES, Maria Lúcia De Amorim pt_BR
dc.contributor.author RÊGO, Ivana Dantas pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:09Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:09Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/923
dc.description ALUISIO DE ALMEIDA pt_BR
dc.description.abstract ESTA DISSERTAÇÃO INVESTIGA A LEITURA QUE OS ALUNOS FAZEM DO ESPAÇO ESCOLAR, A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS COM FOTOGRAFIAS DIGITAIS NAS AULAS DA DISCIPLINA ARTES. NA PROCURA POR COMPREENDER O TEMPO NO QUAL VIVEMOS COM MUDANÇAS E DESCOBERTAS TECNOLÓGICAS DIÁRIAS, TEMPO ONDE OS CÓDIGOS NÃO CESSAM DE ALIMENTAR A IMAGINAÇÃO É QUE SE TORNA RELEVANTE ESSA LEITURA. PARA TANTO, O USO DA FOTOGRAFIA, PENSADA COMO PRÁTICA SOCIAL INCORPORADA, HÁ MAIS DE UM SÉCULO E MEIO, AO MODO PELO QUAL SE REPRESENTA O MUNDO E A NÓS MESMOS, FOI O LUGAR DEFINIDO PARA A PESQUISA. A QUESTÃO NORTEADORA PROCURA RESPONDER COMO PLANEJAR A ELABORAÇÃO E A PRODUÇÃO ARTÍSTICA, VIA TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS, DE FORMA A GARANTIR A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM ARTES, NUMA DISCIPLINA ESCOLAR. TOMA COMO OBJETIVOS IMPLODIR NUM MUNDO ESCÓPICO E NO AUTORITARISMO CULTURAL ESCOLAR, O PRIVILÉGIO DAS LINGUAGENS VERBAL E LÓGICA QUE ESMAGAM OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO, COM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR PARA O ENTENDIMENTO DOS PANORAMAS SOCIAL E CULTURAL HABITADOS PELOS ALUNOS, BEM COMO CAPTAR A DIVERSIDADE DE ELEMENTOS ESTÉTICOS EXISTENTES NO ESPAÇO ESCOLAR PARA IMPLODIR EM SI UM DIÁLOGO SOCIAL CONCRETO. ENCONTRA APOIO TEÓRICO EM LYON E BAUMAN PARA ENTENDIMENTO DAS CONDIÇÕES QUE PRESIDEM A CONTEMPORANEIDADE; EM BARBOSA COM A PROPOSTA TRIANGULAR PARA O ENSINO DE ARTES; EM DUBOIS E KOSSOY COM RELAÇÃO AS QUESTÕES LIGADAS À FOTOGRAFIA. AS EXPERIÊNCIAS FOTOGRÁFICAS SÃO PARTE DO PROJETO ?UM OLHAR SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR?, EFETIVADO COM OS ALUNOS DE QUATRO CLASSES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL, COM DURAÇÃO DE UM ANO CONTEMPLANDO ESTUDOS DE HISTÓRIA DA ARTE, APRECIAÇÃO DE FOTOGRAFIAS DE OBRAS DE ARTE E DO ESPAÇO ESCOLAR. NO ÁPICE, A FEITURA DE FOTOGRAFIAS, CONTEXTUALIZAÇÃO E EXPOSIÇÃO FINAL. OS RESULTADOS REVELAM QUE OBRA DE ARTE, ESPAÇO ESCOLAR, PROFESSORA E ALUNOS SE FISGAM MUTUAMENTE, NUM FORTE CARÁTER DE POLITIZAÇÃO NO TEMPO DO OLHAR ? MÁQUINA, A DISCIPLINA ARTES, VIA FOTOGRAFIA DIGITAL, É UMA ESTRATÉGIA DE TRABALHO ESCOLAR CONDIZENTE COM A EXPERIÊNCIA DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO DE VER E SER VISTO ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO DE INSTRUMENTOS TÉCNICOS. ESSA DISSERTAÇÃO PARTICIPA DA LINHA DE PESQUISA CONHECIMENTO E COTIDIANO ESCOLAR, PERMITINDO CONCLUIR QUE VER, SIGNIFICAR E PRODUZIR ARTE NAQUELE MOMENTO, NAQUELE CONTEXTO, NA PROCESSUALIDADE E NAS IMPLICAÇÕES DAÍ ADVINDAS, RESSIGNIFICA A EDUCAÇÃO ESCOLAR PORQUE CRIA COMPORTAMENTOS E EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS INTEIRAMENTE NOVAS. pt_BR
dc.format.extent 1473340 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE DE SOROCABA pt_BR
dc.subject ARTES pt_BR
dc.subject ARTE-EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject FOTOGRAFIA pt_BR
dc.subject ENSINO DE ARTES pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos pt_BR
dc.title ENSINO DE ARTES E FOTOGRAFIA: UM CLICK NA EDUCAÇÃO pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto