Resumo:
ESTA DISSERTAÇÃO INVESTIGA A LEITURA QUE OS ALUNOS FAZEM DO ESPAÇO ESCOLAR, A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS COM FOTOGRAFIAS DIGITAIS NAS AULAS DA DISCIPLINA ARTES. NA PROCURA POR COMPREENDER O TEMPO NO QUAL VIVEMOS COM MUDANÇAS E DESCOBERTAS TECNOLÓGICAS DIÁRIAS, TEMPO ONDE OS CÓDIGOS NÃO CESSAM DE ALIMENTAR A IMAGINAÇÃO É QUE SE TORNA RELEVANTE ESSA LEITURA. PARA TANTO, O USO DA FOTOGRAFIA, PENSADA COMO PRÁTICA SOCIAL INCORPORADA, HÁ MAIS DE UM SÉCULO E MEIO, AO MODO PELO QUAL SE REPRESENTA O MUNDO E A NÓS MESMOS, FOI O LUGAR DEFINIDO PARA A PESQUISA. A QUESTÃO NORTEADORA PROCURA RESPONDER COMO PLANEJAR A ELABORAÇÃO E A PRODUÇÃO ARTÍSTICA, VIA TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS, DE FORMA A GARANTIR A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM ARTES, NUMA DISCIPLINA ESCOLAR. TOMA COMO OBJETIVOS IMPLODIR NUM MUNDO ESCÓPICO E NO AUTORITARISMO CULTURAL ESCOLAR, O PRIVILÉGIO DAS LINGUAGENS VERBAL E LÓGICA QUE ESMAGAM OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO, COM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR PARA O ENTENDIMENTO DOS PANORAMAS SOCIAL E CULTURAL HABITADOS PELOS ALUNOS, BEM COMO CAPTAR A DIVERSIDADE DE ELEMENTOS ESTÉTICOS EXISTENTES NO ESPAÇO ESCOLAR PARA IMPLODIR EM SI UM DIÁLOGO SOCIAL CONCRETO. ENCONTRA APOIO TEÓRICO EM LYON E BAUMAN PARA ENTENDIMENTO DAS CONDIÇÕES QUE PRESIDEM A CONTEMPORANEIDADE; EM BARBOSA COM A PROPOSTA TRIANGULAR PARA O ENSINO DE ARTES; EM DUBOIS E KOSSOY COM RELAÇÃO AS QUESTÕES LIGADAS À FOTOGRAFIA. AS EXPERIÊNCIAS FOTOGRÁFICAS SÃO PARTE DO PROJETO ?UM OLHAR SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR?, EFETIVADO COM OS ALUNOS DE QUATRO CLASSES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL, COM DURAÇÃO DE UM ANO CONTEMPLANDO ESTUDOS DE HISTÓRIA DA ARTE, APRECIAÇÃO DE FOTOGRAFIAS DE OBRAS DE ARTE E DO ESPAÇO ESCOLAR. NO ÁPICE, A FEITURA DE FOTOGRAFIAS, CONTEXTUALIZAÇÃO E EXPOSIÇÃO FINAL. OS RESULTADOS REVELAM QUE OBRA DE ARTE, ESPAÇO ESCOLAR, PROFESSORA E ALUNOS SE FISGAM MUTUAMENTE, NUM FORTE CARÁTER DE POLITIZAÇÃO NO TEMPO DO OLHAR ? MÁQUINA, A DISCIPLINA ARTES, VIA FOTOGRAFIA DIGITAL, É UMA ESTRATÉGIA DE TRABALHO ESCOLAR CONDIZENTE COM A EXPERIÊNCIA DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO DE VER E SER VISTO ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO DE INSTRUMENTOS TÉCNICOS. ESSA DISSERTAÇÃO PARTICIPA DA LINHA DE PESQUISA CONHECIMENTO E COTIDIANO ESCOLAR, PERMITINDO CONCLUIR QUE VER, SIGNIFICAR E PRODUZIR ARTE NAQUELE MOMENTO, NAQUELE CONTEXTO, NA PROCESSUALIDADE E NAS IMPLICAÇÕES DAÍ ADVINDAS, RESSIGNIFICA A EDUCAÇÃO ESCOLAR PORQUE CRIA COMPORTAMENTOS E EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS INTEIRAMENTE NOVAS.