Resumo:
NESTA DISSERTAÇÃO, PROCURO ABORDAR UM FENÔMENO QUE VEM SE TORNANDO BASTANTE FREQÜENTE NOS GRANDES CENTROS URBANOS DO BRASIL: O SURGIMENTO DE PROPOSTAS E PROJETOS SOCIOEDUCATIVOS QUE, DE MANEIRA GERAL, VISAM COMPLEMENTAR AS AÇÕES DO ENSINO REGULAR, OFERECENDO ATIVIDADES DIVERSIFICADAS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES RESIDENTES EM VILAS E FAVELAS. BUSCO DISCUTIR AS AÇÕES EMPREENDIDAS POR TAIS PROJETOS SOCIOEDUCATIVOS JUNTO ÀS CAMADAS POPULARES A PARTIR DA ANÁLISE DOS IDEAIS, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA ESPECÍFICA, O PROJETO REINVENTANDO A ESCOLA. A METODOLOGIA UTILIZADA BASEOU-SE NA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA, TENDO COMO PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, QUESTIONÁRIOS, ENTREVISTAS ABERTAS E SEMI-ESTRUTURADAS COM AS FAMÍLIAS E COM ALGUNS PROFISSIONAIS DA ESCOLA, ALÉM DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS OFICIAIS. PARTINDO DA DESCRIÇÃO DE CENAS COTIDIANAS, PROCURO EVIDENCIAR AS FORMAS DE SOCIALIZAÇÃO E DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS PRESENTES NO REINVENTANDO A ESCOLA , E REFLETIR SOBRE A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE MODOS DE VER E MODOS DE SOCIALIZAR . AS QUESTÕES QUE EMERGIRAM NESSE CONTEXTO FORAM ANALISADAS A PARTIR DO CONCEITO FORMA ESCOLAR (VINCENT, LAHIRE E THIN, 2001) E DAS REFLEXÕES ACERCA DA QUESTÃO DO OUTRO (TZVETAN TODOROV,1999).