Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | AZEVEDO, Rodrigo Ghiringuelli De | pt_BR |
dc.contributor.author | GARCIA, Simone Ruduit | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:03Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:03Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/890 | |
dc.description | INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.abstract | A VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR É, NA ATUALIDADE, UM FENÔMENO SOCIAL QUE ATINGE ESCALA MUNDIAL. EMBORA O TEMA NÃO SEJA INÉDITO, VEM ASSUMINDO NOVAS FORMAS E MAIOR INTENSIDADE NÃO APENAS NO BRASIL, MAS TAMBÉM EM PAÍSES COMO FRANÇA, PORTUGAL, ALEMANHA, JAPÃO, ENTRE OUTROS. ESTUDOS RECENTES REVELAM A COMPLEXIDADE DO TEMA QUE NÃO DEVE SER TRATADO COMO FRUTO DE APENAS UMA VARIÁVEL, MAS DEVE SER COMPREENDIDO DENTRO DE UM CONTEXTO SOCIAL - ENVOLVENDO FATORES ENDÓGENOS E EXÓGENOS À ESCOLA QUE FAVORECE PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA. O PRESENTE ESTUDO PROPÕE-SE A COMPREENDER A VIOLÊNCIA INTERPESSOAL NO ESPAÇO ESCOLAR, RELACIONANDO-A COM POLÍTICAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA (FATOR ENDÓGENO À ESCOLA), COM VALORES FAMILIARES (FATOR EXÓGENO À ESCOLA) E COM GRUPOS DE REFERÊNCIA (FATOR TRANSVERSAL À ESCOLA). PARALELAMENTE AO BALANÇO DE BIBLIOGRAFIA ESPECIALIZADA SOBRE EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS E DO BRASIL, REALIZOU-SE ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ALVORADA/RS. A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIA QUE QUANTO MENOS AÇÕES PREVENTIVAS NA ESCOLA, QUANTO MAIS VIOLENTA A CRIAÇÃO DOS FILHOS E QUANTO MAIS PRÁTICAS VIOLENTAS DE SOCIABILIDADES ENTRE AMIGOS, TANTO MAIORES AS CHANCES DOS ALUNOS DESENVOLVEREM PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA INTERPESSOAL NO ESPAÇO ESCOLAR. PORTANTO, A APRECIAÇÃO DO FENÔMENO EM QUESTÃO REQUER A CONSIDERAÇÃO DE DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS FORMADORES DE VALORES NOS ALUNOS, ESPECIALMENTE A ESCOLA, A FAMÍLIA E OS GRUPOS DE REFERÊNCIA, REVELANDO-SE A COMPLEXIDADE DO TEMA NA SOCIEDADE ATUAL. | pt_BR |
dc.format.extent | 564104 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | VIOLÊNCIA | pt_BR |
dc.subject | DISCENTES | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventude | pt_BR |
dc.title | A VIOLÊNCIA INTERPESSOAL NO ESPAÇO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM ALVORADA/RS | pt_BR |