Resumen:
A VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR É, NA ATUALIDADE, UM FENÔMENO SOCIAL QUE ATINGE ESCALA MUNDIAL. EMBORA O TEMA NÃO SEJA INÉDITO, VEM ASSUMINDO NOVAS FORMAS E MAIOR INTENSIDADE NÃO APENAS NO BRASIL, MAS TAMBÉM EM PAÍSES COMO FRANÇA, PORTUGAL, ALEMANHA, JAPÃO, ENTRE OUTROS. ESTUDOS RECENTES REVELAM A COMPLEXIDADE DO TEMA QUE NÃO DEVE SER TRATADO COMO FRUTO DE APENAS UMA VARIÁVEL, MAS DEVE SER COMPREENDIDO DENTRO DE UM CONTEXTO SOCIAL - ENVOLVENDO FATORES ENDÓGENOS E EXÓGENOS À ESCOLA QUE FAVORECE PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA. O PRESENTE ESTUDO PROPÕE-SE A COMPREENDER A VIOLÊNCIA INTERPESSOAL NO ESPAÇO ESCOLAR, RELACIONANDO-A COM POLÍTICAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA (FATOR ENDÓGENO À ESCOLA), COM VALORES FAMILIARES (FATOR EXÓGENO À ESCOLA) E COM GRUPOS DE REFERÊNCIA (FATOR TRANSVERSAL À ESCOLA). PARALELAMENTE AO BALANÇO DE BIBLIOGRAFIA ESPECIALIZADA SOBRE EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS E DO BRASIL, REALIZOU-SE ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ALVORADA/RS. A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIA QUE QUANTO MENOS AÇÕES PREVENTIVAS NA ESCOLA, QUANTO MAIS VIOLENTA A CRIAÇÃO DOS FILHOS E QUANTO MAIS PRÁTICAS VIOLENTAS DE SOCIABILIDADES ENTRE AMIGOS, TANTO MAIORES AS CHANCES DOS ALUNOS DESENVOLVEREM PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA INTERPESSOAL NO ESPAÇO ESCOLAR. PORTANTO, A APRECIAÇÃO DO FENÔMENO EM QUESTÃO REQUER A CONSIDERAÇÃO DE DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS FORMADORES DE VALORES NOS ALUNOS, ESPECIALMENTE A ESCOLA, A FAMÍLIA E OS GRUPOS DE REFERÊNCIA, REVELANDO-SE A COMPLEXIDADE DO TEMA NA SOCIEDADE ATUAL.