Abstract:
ESSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO DESENHAR UM ESTUDO CONTEXTUAL VOLTADO PARA O CONHECIMENTO DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CULTURAL E DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DOS ALUNOS MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESPECIFICAMENTE NO PROJETO DE EDUCAÇÃO JUVENIL ? PEJ, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. TRATA-SE DE UM ESTUDO-PILOTO, OU SEJA, DE UMA VERSÃO EM MENOR ESCALA DE UM ESTUDO COMPLETO, CUJO OBJETIVO FOI TESTAR ASPECTOS DO DESENHO DA PESQUISA, TAIS COMO O QUESTIONÁRIO E A AMOSTRA DE ALUNOS MATRICULADOS NO PEJ EM 2003, OS PROCEDIMENTOS DE COLETA E A PREPARAÇÃO DA BASE DE DADOS E A VARIÂNCIA NAS RESPOSTAS, COMPREENDENDO, DESTA FORMA, AS ETAPAS INERENTES A UM SURVEY. A DISSERTAÇÃO ABORDA DETALHADAMENTE ESSAS ETAPAS E SEUS PRODUTOS, E APRESENTA CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE AS DIMENSÕES SOCIODEMOGRÁFICA, SOCIOECONÔMICA E CULTURAL E SOBRE AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DOS ALUNOS MATRICULADOS NO PROGRAMA, A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS QUANTITATIVOS COLETADOS.