DSpace Repository

OS INCLUÍDOS NA ESCOLA: O DISCIPLINAMENTO NOS PROCESSOS EMANCIPATÓRIOS

Show simple item record

dc.contributor.advisor WORTMANN, Maria Lúcia Castagna pt_BR
dc.contributor.author XAVIER, Maria Luisa Merino De Freitas pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:02Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:02Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/877
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract SOB A INFLUÊNCIA DE INSTRUMENTOS ANALÍTICOS PÓS-ESTRUTUTALISTAS, ESPECIFICAMENTE DE ABORDAGENS ASSOCIADAS A MICHEL FOUCAULT, BEM COMO DE DIMENSÕES DOS ESTUDOS CULTURAIS E DA ETNOGRAFIA, O TRABALHO ABORDA A CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO PRESENTE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE POA FACE ÀS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ADOTADAS, AGRUPADA PRIORITARIAMENTE NAS TURMAS DE PROGRESSÃO - AGRUPAMENTO PROVISÓRIO DE ESTUDANTES AOS QUAIS SE ATRIBUEM DEFASAGENS ENTRE A IDADE CRONOLÓGICA E O NÍVEL DE CONHECIMENTOS - ADOTADAS NO PROJETO ESCOLA CIDADÃ: CICLOS DE FORMAÇÃO. OS INTEGRANTES DESSAS TURMAS ERAM, NA SITUAÇÃO ESTUDADA, CRIANÇAS E JOVENS POBRES, MULTIREPETENTES, ALGUNS COM DÉFICTS ORGÂNICOS E OU PSICOLÓGICOS, MUITOS COM CARÊNCIAS MATERIAIS E AFETIVAS GRAVES, NA MAIORIA DAS VEZES NEGROS, SENDO MUITOS DELES ORIUNDOS DE CLASSES ESPECIAIS. HAVIA TAMBÉM ENTRE ELES/AS INTERNOS/AS DA ANTIGA FEBEM, MENINOS/AS DE RUA E NA RUA - EM SUMA ERAM SUJEITOS QUE PODERIAM INCLUIR-SE NA CATEGORIA DOS "ANORMAIS" DISCUTIDA POR FOUCAULT (1997) E/OU DOS "ESTRANHOS" TAL COMO FOI NOMEADA POR BAUMAN (1998). ANALISAM-SE, TAMBÉM, NA TESE INSTRUMENTOS USADOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - AS FICHAS DA SECRETARIA, OS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO, OS DOSSIÊS - QUE ATUAM NA CONSTITUIÇÃO E DISCIPLINAMENTO DESSES SUJEITOS/ALUNOS E TAMBÉM DE SUAS PROFESSORAS. A PERCEPÇÃO DE QUE É PRECISO DAR AULA PARA QUEM NÃO SABE AINDA SER ALUNO E ALUNA E DA NEGAÇÃO DO PAPEL PRODUTIVO DA PEDAGOGIA NESTE PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO, SUJEIÇÃO E DISCIPLINAMENTO EMERGE DAS DISCUSSÕES CONDUZIDAS A PARTIR DE CONSTATAÇÕES FEITAS RELATIVAMENTE AOS GRUPOS ESTUDADOS. pt_BR
dc.format.extent 2358563 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL pt_BR
dc.subject DISCIPLINA pt_BR
dc.subject INCLUSÃO pt_BR
dc.subject ESTUDANTES pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar pt_BR
dc.title OS INCLUÍDOS NA ESCOLA: O DISCIPLINAMENTO NOS PROCESSOS EMANCIPATÓRIOS pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context