Abstract:
SOB A INFLUÊNCIA DE INSTRUMENTOS ANALÍTICOS PÓS-ESTRUTUTALISTAS, ESPECIFICAMENTE DE ABORDAGENS ASSOCIADAS A MICHEL FOUCAULT, BEM COMO DE DIMENSÕES DOS ESTUDOS CULTURAIS E DA ETNOGRAFIA, O TRABALHO ABORDA A CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO PRESENTE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE POA FACE ÀS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ADOTADAS, AGRUPADA PRIORITARIAMENTE NAS TURMAS DE PROGRESSÃO - AGRUPAMENTO PROVISÓRIO DE ESTUDANTES AOS QUAIS SE ATRIBUEM DEFASAGENS ENTRE A IDADE CRONOLÓGICA E O NÍVEL DE CONHECIMENTOS - ADOTADAS NO PROJETO ESCOLA CIDADÃ: CICLOS DE FORMAÇÃO. OS INTEGRANTES DESSAS TURMAS ERAM, NA SITUAÇÃO ESTUDADA, CRIANÇAS E JOVENS POBRES, MULTIREPETENTES, ALGUNS COM DÉFICTS ORGÂNICOS E OU PSICOLÓGICOS, MUITOS COM CARÊNCIAS MATERIAIS E AFETIVAS GRAVES, NA MAIORIA DAS VEZES NEGROS, SENDO MUITOS DELES ORIUNDOS DE CLASSES ESPECIAIS. HAVIA TAMBÉM ENTRE ELES/AS INTERNOS/AS DA ANTIGA FEBEM, MENINOS/AS DE RUA E NA RUA - EM SUMA ERAM SUJEITOS QUE PODERIAM INCLUIR-SE NA CATEGORIA DOS "ANORMAIS" DISCUTIDA POR FOUCAULT (1997) E/OU DOS "ESTRANHOS" TAL COMO FOI NOMEADA POR BAUMAN (1998). ANALISAM-SE, TAMBÉM, NA TESE INSTRUMENTOS USADOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - AS FICHAS DA SECRETARIA, OS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO, OS DOSSIÊS - QUE ATUAM NA CONSTITUIÇÃO E DISCIPLINAMENTO DESSES SUJEITOS/ALUNOS E TAMBÉM DE SUAS PROFESSORAS. A PERCEPÇÃO DE QUE É PRECISO DAR AULA PARA QUEM NÃO SABE AINDA SER ALUNO E ALUNA E DA NEGAÇÃO DO PAPEL PRODUTIVO DA PEDAGOGIA NESTE PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO, SUJEIÇÃO E DISCIPLINAMENTO EMERGE DAS DISCUSSÕES CONDUZIDAS A PARTIR DE CONSTATAÇÕES FEITAS RELATIVAMENTE AOS GRUPOS ESTUDADOS.