Repositorio Dspace

TRÊS FORMAS DE SER RESILIENTE: (DES)VELANDO RESILIÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor PINEL, Hiran pt_BR
dc.contributor.author GOMES, Vitor pt_BR
dc.coverage.spatial ES pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:01Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:01Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/872
dc.description BIBLIOTECA DO INEP pt_BR
dc.description.abstract TRATA-SE DE UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL QUE RECORRE A UMA FENOMENOLOGIA COM INSPIRAÇÃO EM MERLEAU-PONTY E VARIANTE EM SANDERS, ACRESCIDO DE UMA LINGUAGEM LITERÁRIA/POÉTICA, DA FORMA COMO É RECOMENDADA POR STANLEY E HALL. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É (DES)VELAR AS TÁTICAS PESSOAIS (ENTRE JOVENS) DE ENFRENTAMENTO À ADVERSIDADE. TEORICAMENTE, FUNDAMENTA-SE NO HUMANISMO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL UTILIZANDO: CARL RANSOM ROGERS E O SEU CONCEITO DE TENDÊNCIA ATUALIZANTE; ANTÔNIO CARLOS GOMES DA COSTA E SUA PERCEPÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE QUE A RESILIÊNCIA PODE SER APRENDIDA E ENSINADA; E, POR ÚLTIMO, PAULO FREIRE, EM SUA VERTENTE EXISTENCIALISTA, EM QUE DESTACA O VALOR DA ESCOLA COMO LOCAL DE ESPERANÇA. PARA RESPONDER A ESSE OBJETIVO UTILIZA DE OBSERVAÇÃO TENDENDO A UMA NÃO DIRETIVIDADE, NA QUAL, ANALISANDO COMPORTAMENTOS/ATITUDES DE TRÊS JOVENS DE UMA 8A SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA, ESTADO ESPÍRITO SANTO, ASSOCIANDO TAL IDÉIA COMUM À ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA(CARL ROGERS) À OUTRAS TÉCNICAS COMUNS AO MÉTODO FENOMENOLÓGICO. NESTA PESQUISA (DES)VELA-SE QUE A RESILIÊNCIA SE TORNA PRESENTE POR MEIO DE TRÊS ESTADOS DA EXISTÊNCIA: 1O) (DES)VELANDO AS DORES: OS IMPACTOS; 2?) APÓS A QUEDA: ATUANDO NA ZONA DE PÓS- IMPACTO; E 3O) O (RE)NASCER DE FÊNIX. (PRO)CURA, FINALMENTE, MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DESSE ESTUDO NA COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO DESSES E DE OUTROS JOVENS, ACREDITANDO QUE OS RESULTADOS OBTIDOS NESTA PESQUISA PODEM AUXILIAR/PROVOCAR O EDUCADOR EM SUAS PRÁTICAS INTERVENÇÃO. pt_BR
dc.format.extent 1048576 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO pt_BR
dc.subject PSICOPEDAGOGIA pt_BR
dc.subject RESILIÊNCIA pt_BR
dc.subject PESQUISA FENOMENOLÓGICA pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escola pt_BR
dc.title TRÊS FORMAS DE SER RESILIENTE: (DES)VELANDO RESILIÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto