Abstract:
TRATA-SE DE UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL QUE RECORRE A UMA FENOMENOLOGIA COM INSPIRAÇÃO EM MERLEAU-PONTY E VARIANTE EM SANDERS, ACRESCIDO DE UMA LINGUAGEM LITERÁRIA/POÉTICA, DA FORMA COMO É RECOMENDADA POR STANLEY E HALL. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É (DES)VELAR AS TÁTICAS PESSOAIS (ENTRE JOVENS) DE ENFRENTAMENTO À ADVERSIDADE. TEORICAMENTE, FUNDAMENTA-SE NO HUMANISMO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL UTILIZANDO: CARL RANSOM ROGERS E O SEU CONCEITO DE TENDÊNCIA ATUALIZANTE; ANTÔNIO CARLOS GOMES DA COSTA E SUA PERCEPÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE QUE A RESILIÊNCIA PODE SER APRENDIDA E ENSINADA; E, POR ÚLTIMO, PAULO FREIRE, EM SUA VERTENTE EXISTENCIALISTA, EM QUE DESTACA O VALOR DA ESCOLA COMO LOCAL DE ESPERANÇA. PARA RESPONDER A ESSE OBJETIVO UTILIZA DE OBSERVAÇÃO TENDENDO A UMA NÃO DIRETIVIDADE, NA QUAL, ANALISANDO COMPORTAMENTOS/ATITUDES DE TRÊS JOVENS DE UMA 8A SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA, ESTADO ESPÍRITO SANTO, ASSOCIANDO TAL IDÉIA COMUM À ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA(CARL ROGERS) À OUTRAS TÉCNICAS COMUNS AO MÉTODO FENOMENOLÓGICO. NESTA PESQUISA (DES)VELA-SE QUE A RESILIÊNCIA SE TORNA PRESENTE POR MEIO DE TRÊS ESTADOS DA EXISTÊNCIA: 1O) (DES)VELANDO AS DORES: OS IMPACTOS; 2?) APÓS A QUEDA: ATUANDO NA ZONA DE PÓS- IMPACTO; E 3O) O (RE)NASCER DE FÊNIX. (PRO)CURA, FINALMENTE, MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DESSE ESTUDO NA COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO DESSES E DE OUTROS JOVENS, ACREDITANDO QUE OS RESULTADOS OBTIDOS NESTA PESQUISA PODEM AUXILIAR/PROVOCAR O EDUCADOR EM SUAS PRÁTICAS INTERVENÇÃO.