Resumen:
ESTE ESTUDO CONSTITUI ESFORÇO DE RESPONDER ÀS INDAGAÇÕES SURGIDAS A PARTIR DO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO DE ALUNOS ADOLESCENTES NA ESCOLA. O MATERIAL DE ANÁLISE FOI EXTRAÍDO DO DIA A DIA DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E ENFOCA A RELAÇÃO DE SENTIDO EXISTENTE ENTRE A QUEIXA DO PROFESSOR ENCAMINHANTE E A VERSÃO DO ALUNO ENCAMINHADO. O ESTUDO ESTÁ CENTRADO NO TRABALHO REALIZADO COM TRÊS ALUNOS ADOLESCENTES INDICADOS PARA ATENDIMENTO PSICOLÓGICO INDIVIDUAL EM DIFERENTES ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTO ALEGRE. O TEXTO DISCUTE ASPECTOS QUE ACENTUARAM A PASSAGEM ADOLESCENTE NO PLANO FAMILIAR, PRINCIPALMENTE COM O DECLÍNIO ECONÔMICO SOFRIDO DENTRO DAS FAMÍLIAS DOS SUJEITOS ESTUDADOS E A MUDANÇA DOS MESMOS DA ESCOLA PARTICULAR PARA A PÚBLICA. CONTANDO COM O ESPAÇO DA PSICOLOGIA ESCOLAR COMO MAIS UM LUGAR PARA O SUJEITO SE MANIFESTAR, FOI POSSÍVEL, TAMBÉM, SALIENTAR DIVERSOS ASPECTOS DE CADA UM DELES E ESTABELECENDO UMA COMPARAÇÃO COM O MOMENTO VIVIDO NA ESCOLA. DESTACOU-SE AINDA, ATRAVÉS DA FALA DOS ENCAMINHADOS A TRANSFORMAÇÃO BENÉFICA QUE OS ADOLESCENTES DEMONSTRAM PELA PRÁTICA DE JOGOS DE JOGOS TRADICIONAIS, BEM COMO PELA UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMPUTADORIZADOS.