Resumen:
A presente pesquisa é um convite ao leitor a navegar no que foi vivenciado pela pesquisadora, ao buscar o movimento cultural juvenil hip hop, na Escola de Educação Básica Lucia do Livramento Mayvorne, no Morro do Monte Serrat em Florianópolis. Em todo processo investigativo, procurei ter um olhar para esse movimento cultural juvenil e para os adolescentes aqui chamados por: Margarida, Rosa, Violeta, Cravo, Dália, Jasmim, Girassol, Bromélia, Lírio e Cacto, que trouxeram suas experiências dessa cultura dando corpo à pesquisa. Entendi que os gestos, movimentos corporais e estilo de seu vestuário vinham imbuídos da identidade negra, com suas tranças e seu gingado corporal. O conceito de identidade diz respeito ao pertencimento social, cultural, étnico e de gênero, que se constrói na família, nos ambientes sociais e institucionais, por meio de comparações e contrastes nas inter-relações socioculturais. Vi em meu corpo e no prazer pela dança uma cumplicidade para a pesquisa. Compõem esta pesquisa as falas dos adolescentes, do professor de Educação Física, da professora de Arte-Educação e da diretora da escola, em relação ao corpo e à dança, principal objeto deste estudo. Minhas reflexões têm como base o referencial teórico-metodológico dos estudos culturais. Na experiência da dança e do corpo, os adolescentes mostraram sua importância fotografando as coreografias do movimento cultural juvenil hip hop.