Resumen:
Esta dissertação tem como tema a juventude e o espaço-tempo escolar. A principal questão que orientou a investigação realizada foi: como a escola de ensino médio pode ser um espaço de protagonismo juvenil e se constituir agora para a vida. O objetivo principal do trabalho centrou-se em perceber se a escola de ensino médio converge, com as aspirações da juventude que nela se encontra. Na tentativa de entendermos o que acontece no interior da escola, o foco do olhar tentou captar o lugar da escola na vida dos jovens e o lugar dos jovens na vida da escola. Os interlocutores empíricos foram professores e jovens que se encontram no espaço-tempo do ensino médio de duas escolas públicas de São Leopoldo RS. A metodologia de investigação deu-se através de observação participante, grupos focais, entrevistas e questionários. O estudo do ensino médio foi feito através do enfoque da juventude e sua relação com a escola. Tendo em vista que a educação média carece de uma identidade própria é que se fez necessário repensá-la no contexto do mundo globalizado e das políticas públicas, orientadas pelos organismos internacionais. Através de interlocutores teóricos, como Melucci, Pais, Castro, Abramovay, Abramo, Carrano e Sposito, dentre outros, rompemos com a ideia da juventude ser um grupo homogêneo, com características comuns a uma idade e passamos a tratá-la como juventudes. Considerando que muitos são os modos e as possibilidades de ser jovem, optamos pelo pressuposto de que e o lugar social e o trabalho, isoladamente não definem mais a identidade dos indivíduos. Nesse sentido, outro rompimento efetuado foi com a ideia de que a juventude é um momento da vida que marca a saída da infância até o ingresso ao mundo adulto, vivido de forma homogênea. Passamos a considerar os jovens como protagonistas de um tempo de possibilidades. Por espaço-tempo escolar entendemos o espaço que está representado pela escola, pela modalidade de ensino médio, o tempo, pela inclusão, a frequência, pela presença, hoje, do jovem na escola. Neste espaço, neste tempo, o jovem encontra elementos orientadores/desorientadores para organizar suas ações. Por isso, o estudo do espaço-tempo escolar foi analisado como espaço social elaborado pelos jovens, sem desconsiderar que o espaço é político e ideológico, pois a escola integra o contexto social, político e ideológico do qual faz parte.