Resumen:
ESTA PESQUISA PRETENDE CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENFOCANDO UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO PROCESSO DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA PARA OS ALUNOS DO PROGRAMA DE ENSINO FUNDAMENTAL PARA JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES (PEFJAT), INSTITUÍDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. O ESTUDO DO QUADRO TEÓRICO DA ANÁLISE DE DISCURSO FOI ASSOCIADO A DISCUSSÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. NESSE SENTIDO, E COM O OBJETIVO DE SISTEMATIZAR OS PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE, OPTEI POR ORGANIZAR A PESQUISA EM DOIS MOMENTOS. O PRIMEIRO MOMENTO SE CONSTITUIU PELA ANÁLISE DAS POSSÍVEIS POSIÇÕES DE SUJEITO ASSUMIDAS PELOS ALUNOS E MANIFESTADAS NOS TEXTOS QUE PRODUZIRAM. AS SEQÜÊNCIAS DISCURSIVAS E AS MARCAS LINGÜÍSTICAS INDICAM SENTIDOS DE EXCLUSÃO SOCIAL AO QUAL OS JOVENS E ADULTOS SE ENCONTRAM SUBMETIDOS. O SEGUNDO MOMENTO É DECORRENTE DO PRIMEIRO E REIVINDICA UMA DISCUSSÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. NESTA ETAPA FORAM PRODUZIDOS TEXTOS TEATRAIS PELOS ALUNOS, A PARTIR DE SUA INSCRIÇÃO NESSE DISCURSO DE ESCRITA. ESTA INVESTIGAÇÃO SE CONSTITUIU PRINCIPALMENTE A PARTIR DE FILIAÇÕES ESTABELECIDAS COM A PEDAGOGIA DE PROJETOS E A LINGÜÍSTICA TEXTUAL. O PROCESSO DE TEXTUALIZAÇÃO, CONDUZINDO À EXPERIÊNCIA DE AUTORIA, PROPICIOU O ESTABELECIMENTO DE RECORTES PARA A ANÁLISE DISCURSIVA REALIZADA, TENDO EM VISTA EVIDENCIAR EFEITOS DE SENTIDO PRODUZIDOS NA INTERLOCUÇÃO PEDAGÓGICA. DESSA FORMA, POR CONSTITUIR-SE EM PROCESSO DE REFLEXÃO NA E SOBRE A AÇÃO, INSERI-ME, NESSA PROPOSTA, COMO PROFESSORA-INVESTIGADORA DE MINHA PRÓPRIA PRÁTICA. NA POSIÇÃO DE AUTORIA DE TEXTOS TEATRAIS, INSCRITOS NUM DISCURSO DE ESCRITA COMO LEITORES E PRODUTORES, OS JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES AMPLIARAM SUA PARTICIPAÇÃO, RECONHECENDO AS NORMAS E, AO MESMO TEMPO, MARCANDO SUA POSIÇÃO, DEIXANDO OUVIR SUAS VOZES, INSTAURANDO OUTROS SENTIDOS. TENDO EM VISTA A PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE DESENVOLVI, QUE CONTOU EM ALGUNS MOMENTOS COM A INTERVENÇÃO DA PROFESSORA DE TEATRO DO PEFJAT, O ESPAÇO DE SALA DE AULA SE CONSTITUIU EM LOCAL DE TROCA, ONDE DIFERENTES SABERES CIRCULARAM, NUMA INTERLOCUÇÃO CONSTANTE. EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MAIS ESPECIFICAMENTE, EM ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, É ISSO QUE CONSIGO VER A ESCOLA PROMETER: VIVÊNCIAS E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA, EM SITUAÇÕES REAIS DE PRODUÇÃO, NAS QUAIS OS ALUNOS PERCEBAM DESLOCAMENTOS POSSÍVEIS, AUTORIZANDO-SE A OCUPAR OUTROS LUGARES DE DIZER QUE NÃO SEJAM SOMENTE OS DAS INSTÂNCIAS DA EXCLUSÃO.