Resumo:
NESTA PESQUISA, O OLHAR SE VOLTA SOBRE AS PRÁTICAS JUVENIS CONSTRUÍDAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, DO PERÍODO NOTURNO. A ESCOLA ESTÁ LOCALIZADA NUM BAIRRO NOBRE DE VILA VELHA ES, MAS ATENDE A UM PÚBLICO JUVENIL ORIUNDO DE SEGMENTOS POPULARES QUE NÃO RESIDEM NO BAIRRO E QUE CONSEGUIRAM A VAGA APRESENTANDO DOCUMENTOS DE COMPROVAÇÃO DE RESIDÊNCIA DAS PATROAS OU CHEFES DE SEUS PAIS. ESSA AÇÃO DIZ RESPEITO A UM CERTO PRESTÍGIO QUE A ESCOLA POSSUI DIANTE DAS OUTRAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO. O INTUITO DESTA PESQUISA FOI BUSCAR, NOS DEPOIMENTOS DESSES/AS JOVENS ALUNOS/AS, ELEMENTOS QUE PERMITISSEM ENTENDER AS NOVAS DEMANDAS E NECESSIDADES DESSES SUJEITOS DIANTE DO UNIVERSO ESCOLAR. DESSA FORMA, INVESTIGA DIMENSÕES JUVENIS GERALMENTE NEGLIGENCIADAS NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO O LAZER, A DIVERSÃO, O TEMPO LIVRE, O HOMOEROTISMO, O ESPAÇO NÃO TUTELADO PELO ADULTO, A EXPERIMENTAÇÃO DOS RELACIONAMENTOS GRUPAIS E OS SENTIDOS ESTÉTICOS DE IDENTIFICAÇÃO, QUE REFUTAM A IDÉIA DE UMA JUVENTUDE HOMOGÊNEA. A INVESTIGAÇÃO INDICOU QUE A ESCOLA ESTÁ DISTANTE DOS SEUS JOVENS ALUNOS/AS E NÃO OS VÊ COMO JOVENS, APENAS COMO ALUNOS. E, POR SUA VEZ, OS SEUS JOVENS ALUNOS MANTÊM UMA RELAÇÃO CONTRADITÓRIA COM ELA, QUE EXPRESSA REJEIÇÃO E UTILITARISMO EM FRENTE AOS SEUS ANSEIOS. DESTACA TAMBÉM QUE, COMO UM DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA SINGULARIDADE DA CONDIÇÃO JUVENIL, APARECEU A CONSOLIDAÇÃO DE GRUPOS DE SOCIABILIDADE, TANTO NO INTERIOR DA ESCOLA QUANTO FORA DOS MUROS DELA NA IGREJA, NO BAIRRO E NA ACADEMIA.