DSpace Repository

A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL NA ESCOLA REGULAR EM PELOTAS-(RS): LIMITES E POSSIBILIDADES

Show simple item record

dc.contributor.advisor FERREIRA, Marcia Ondina Vieira pt_BR
dc.contributor.author FAGUNDES, édina Vergara pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:51Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:51Z
dc.date.issued 2002 pt_BR
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/814
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DAS CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.description.abstract ESTE ESTUDO TRATA DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS REDES REGULARES PÚBLICAS DE ENSINO, NO MUNICÍPIO DE PELOTAS - RS -, TENDO POR OBJETIVO BUSCAR CONHECER OS DIFERENTES OLHARES DESSAS ESCOLAS SOBRE ESSE PROCESSO - EM SEUS LIMITES E POSSIBILIDADES - IDENTIFICANDO COMO AS MESMAS DIZEM ATUAR, DOS OBJETIVOS AOS RESULTADOS DE SEU TRABALHO PEDAGÓGICO. O PROPÓSITO MAIS AMPLO É O DE COLABORAR PARA POTENCIALIZAR A PEDAGOGIA INCLUSIVA, OU SEJA, AQUELA QUE CONSIDERA AS DIFERENÇAS COMO OPORTUNIDADES EDUCATIVAS, O QUE EXIGE DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR UMA RESSIGNIFICAÇÃO PARADIGMÁTICA E METODOLÓGICA, DA NORMALIDADE PARA A DIFERENÇA. PARA TANTO, A PESQUISA APRESENTA CUNHO QUALITATIVO, LEVADA A EFEITO ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS, REALIZADAS COM ESCOLAS PÚBLICAS DE PELOTAS - RS -, UMA DA REDE MUNICIPAL E OUTRA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, AS QUAIS RESPONDEM QUESTÕES QUE ENFOCAM A SUA CONCEPÇÃO SOBRE A INCLUSÃO, BEM COMO OS LIMITES, POTENCIALIDADES E APRENDIZAGENS FRENTE A SUA EXECUÇÃO. EM TERMOS DE REFERENCIAL TEÓRICO, FORAM UTILIZADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES COMO AQUINO, FERREIRA, SACRISTÁN, SAWAIA, SKLIAR E SILVA, ENTRE OUTROS, A PARTIR DOS QUAIS É POSSÍVEL COMPREENDER A INCLUSÃO, ANALISANDO A ESCOLA COMO ESPAÇO MAJORITÁRIO DA NORMALIDADE, QUE PRECISA DESENVOLVER A CAPACIDADE DA ALTERIDADE FRENTE ÀS DIFERENÇAS. ESSA ALTERIDADE, SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS, PERMITE ESPAÇOS INCLUSIVOS. A CONCLUSÃO ESSENCIAL REVELOU QUE A INCLUSÃO DESTE ESTUDANTE, QUANDO ENTENDIDA COMO PRÓPRIA AO DIREITO À DIFERENÇA, IMPULSIONA A ESCOLA A SUPERAR OS LIMITES DO PROCESSO, EM ESPECIAL AQUELES RELACIONADOS À FORMAÇÃO DO PROFESSOR, ALARGANDO AS APRENDIZAGENS, TANTO DO ESTUDANTE, QUANTO DE SEUS EDUCADORES. pt_BR
dc.format.extent 424460 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS pt_BR
dc.subject NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS pt_BR
dc.subject INCLUSÃO POLÍTICA EDUCACIONAL pt_BR
dc.subject IDENTIDADE E DIFERENÇA pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - sucesso e fracasso escolares pt_BR
dc.title A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL NA ESCOLA REGULAR EM PELOTAS-(RS): LIMITES E POSSIBILIDADES pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context