Abstract:
ESTE ESTUDO TRATA DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS REDES REGULARES PÚBLICAS DE ENSINO, NO MUNICÍPIO DE PELOTAS - RS -, TENDO POR OBJETIVO BUSCAR CONHECER OS DIFERENTES OLHARES DESSAS ESCOLAS SOBRE ESSE PROCESSO - EM SEUS LIMITES E POSSIBILIDADES - IDENTIFICANDO COMO AS MESMAS DIZEM ATUAR, DOS OBJETIVOS AOS RESULTADOS DE SEU TRABALHO PEDAGÓGICO. O PROPÓSITO MAIS AMPLO É O DE COLABORAR PARA POTENCIALIZAR A PEDAGOGIA INCLUSIVA, OU SEJA, AQUELA QUE CONSIDERA AS DIFERENÇAS COMO OPORTUNIDADES EDUCATIVAS, O QUE EXIGE DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR UMA RESSIGNIFICAÇÃO PARADIGMÁTICA E METODOLÓGICA, DA NORMALIDADE PARA A DIFERENÇA. PARA TANTO, A PESQUISA APRESENTA CUNHO QUALITATIVO, LEVADA A EFEITO ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS, REALIZADAS COM ESCOLAS PÚBLICAS DE PELOTAS - RS -, UMA DA REDE MUNICIPAL E OUTRA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, AS QUAIS RESPONDEM QUESTÕES QUE ENFOCAM A SUA CONCEPÇÃO SOBRE A INCLUSÃO, BEM COMO OS LIMITES, POTENCIALIDADES E APRENDIZAGENS FRENTE A SUA EXECUÇÃO. EM TERMOS DE REFERENCIAL TEÓRICO, FORAM UTILIZADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES COMO AQUINO, FERREIRA, SACRISTÁN, SAWAIA, SKLIAR E SILVA, ENTRE OUTROS, A PARTIR DOS QUAIS É POSSÍVEL COMPREENDER A INCLUSÃO, ANALISANDO A ESCOLA COMO ESPAÇO MAJORITÁRIO DA NORMALIDADE, QUE PRECISA DESENVOLVER A CAPACIDADE DA ALTERIDADE FRENTE ÀS DIFERENÇAS. ESSA ALTERIDADE, SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS, PERMITE ESPAÇOS INCLUSIVOS. A CONCLUSÃO ESSENCIAL REVELOU QUE A INCLUSÃO DESTE ESTUDANTE, QUANDO ENTENDIDA COMO PRÓPRIA AO DIREITO À DIFERENÇA, IMPULSIONA A ESCOLA A SUPERAR OS LIMITES DO PROCESSO, EM ESPECIAL AQUELES RELACIONADOS À FORMAÇÃO DO PROFESSOR, ALARGANDO AS APRENDIZAGENS, TANTO DO ESTUDANTE, QUANTO DE SEUS EDUCADORES.