Resumo:
O PRESENTE TRABALHO SE DEDICA AO ESTUDO DA TEMÁTICA DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA, PRESENTES NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES NO COTIDIANO DA ESCOLA. BUSCA RESPONDER COMO AS RELAÇÕES DE PODER ESTÃO PRESENTES NO COTIDIANO DA ESCOLA E QUAIS SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. A PESQUISA INDAGA TAMBÉM EM QUE MEDIDA ESTAS RELAÇÕES DE PODER, PRESENTES NO COTIDIANO DA ESCOLA, INTERFEREM NA CONVIVÊNCIA ENTRE PROFESSOR X ALUNO. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO, PORTANTO, COMPREENDER A DINÂMICA DO ESPAÇO ESCOLAR, CONSIDERANDO QUE É ESTE O LUGAR ONDE SE EXERCITAM OBJETIVAMENTE AS RELAÇÕES E DE ONDE NASCEM AS PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. AS REFERÊNCIAS TEÓRICAS MAIS EXPRESSIVAS UTILIZADAS NESTE ESTUDO FORAM AS OBRAS DE FOUCAULT, VIGIAR E PUNIR, MICROFÍSICA DO PODER E DE PAULO FREIRE, TAIS COMO: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, ÉTICA, UTOPIA E EDUCAÇÃO. O UNIVERSO DA PESQUISA FOI CONSTITUÍDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM DUAS ESCOLAS: UMA PÚBLICA E A OUTRA PRIVADA, SITUADAS NO MUNICÍPIO DE CURITIBA. A PESQUISA TEVE CUNHO QUALITATIVO, CUJAS CARACTERÍSTICAS MELHOR SE ADAPTAM A SUA ESSENCIALIDADE, SENDO REALIZADA NO ANO DE 2006. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FEZ-SE USO DA ENTREVISTA, ESTA COM QUESTÕES ABERTAS, APLICADAS A DIRETORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS PESQUISADAS ATRAVÉS DO USO DE QUESTIONÁRIO COM OS ALUNOS DAS REFERIDAS ESCOLAS, ASSIM COMO DA OBSERVAÇÃO. OS RESULTADOS DA PESQUISA INDICAM UMA FAMILIARIDADE COM O PENSAMENTO DE FOUCAULT, NA MEDIDA EM QUE SE CONSTATA A EXISTÊNCIA NA ESCOLA DE UMA RELAÇÃO DE PODER EM CADEIA, NÃO NECESSARIAMENTE CENTRALIZADA NAS MÃOS DE ALGUMAS PESSOAS. CONSTATA-SE, TAMBÉM, QUE O PODER NÃO DEVE SER CONSIDERADO NECESSARIAMENTE UM BEM OU ALGO MALÉFICO, MAS ALGO QUE SE EXERCE E, EM GERAL, EM REDE, EM TODAS AS RELAÇÕES E RELACIONAMENTOS.