Abstract:
ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS SENTIMENTOS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM RELAÇÃO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO AOS PROFESSORES, AOS COLEGAS DE CLASSE, ÀS FORMAS DE ENSINAR, À GRADE CURRICULAR, À ORGANIZAÇÃO GERAL DA SUPLÊNCIA E EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS MAIS VALORIZADOS NA SUPLÊNCIA. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, COM UM GRUPO DE 6 ALUNOS QUE ESTAVAM CONCLUINDO A 8ª SÉRIE. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO E ENTREVISTA COLETIVA. A ANÁLISE DOS DADOS FOI REALIZADA À LUZ DA TEORIA PSICOGENÉTICA DE HENRI WALLON. OS RESULTADOS APRESENTARAM OSCILAÇÕES NOS SENTIMENTOS DOS ALUNOS ENTREVISTADOS, COMO MEDO, SATISFAÇÃO E DESAPONTAMENTO EM RELAÇÃO AOS PROFESSORES, SENTIMENTOS DE CONSTRANGIMENTO, RESPEITO E REALIZAÇÃO EM RELAÇÃO AOS COLEGAS, SATISFAÇÃO, DESÂNIMO, CONFUSÃO E DECEPÇÃO EM RELAÇÃO ÀS FORMAS DE ENSINAR E INSATISFAÇÃO EM RELAÇÃO À GRADE CURRICULAR.