Resumen:
O DESVENDAMENTO DA TEIA DE SIGNIFICADOS CONTIDOS NA PROPAGAÇÃO DE CIDADANIA PELOS PROFESSORES E ALUNOS, VEM A SER IMPRESCINDÍVEIS NO SENTIDO DE ADENTRAR NO COTIDIANO ESCOLAR, DA QUAL ESSES SUJEITOS FAZEM PARTE, COM O INTUITO DE BUSCAR A DESMISTIFICAÇÃO DE ALGUMAS RESPONSABILIDADES SOCIALMENTE ESTABELECIDAS. CAPTAR COMO PROFESSORES E ALUNOS REPRESENTAM A CIDADANIA POSSIBILITA A QUEBRA DE DETERMINADAS IMPOSIÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR, BEM COMO, VEM A SITUAR ESSES SUJEITOS COMO PERTENCENTES A UMA DETERMINADA REALIDADE SOCIAL E, COMO TAL, PREGADORES E VIVENCIADORES DE DETERMINADAS CRENÇAS, VALORES, CONCEITOS, ENFIM, CIRCUNSTÂNCIAS SUBJETIVAS E/OU OBJETIVAS QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS OBJETOS APREENDIDOS. DESSA FORMA, ESSA PESQUISA VISA AVERIGUAR COMO ESTÃO SENDO CONSTRUÍDAS AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES E ALUNOS A RESPEITO DA CIDADANIA. TRABALHANDO COM A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DESENVOLVIDA PELO TEÓRICO FRANCÊS SERGE MOSCOVICI, TEREMOS UM APORTE TEÓRICO ADEQUADO NO TRATO COM AS IMPRESSÕES DOS SUJEITOS PESQUISADOS SOBRE A CIDADANIA, POIS ESSA TEORIA PROCURA ADENTRAR NA COTIDIANIDADE DOS SUJEITOS E FILTRAR AS SÍNTESES ENTRE O COGNITIVO E O SOCIAL. UTILIZAMOS AINDA PARA O TRABALHO COM OS DADOS, A ANÁLISE DE CONTEÚDO. BUSCAMOS RESPONDER NOSSOS OBJETIVOS, A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS E TRABALHADOS