Abstract:
PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DE ESTUDO AS REPRESENTAÇÕES JUVENIS SOBRE VIOLÊNCIA, ESPECIFICAMENTE AS VIOLÊNCIAS OCORRIDAS NO UNIVERSO ESCOLAR. PARA TANTO, FORAM ANALISADOS DADOS COLETADOS EM PESQUISA QUALITATIVA, JUNTO A JOVENS INTEGRANTES DO ALUNADO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE UMA CIDADE DO INTERIOR PAULISTA. ASSIM, BUSCAMOS RESPONDER: QUAIS SERIAM AS REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS SOBRE A VIOLÊNCIA? EM QUE MEDIDA ATITUDES POR NÓS CONCEBIDAS ENQUANTO VIOLENTAS, PARA ESSES JOVENS NÃO PASSARIAM DE TRANSGRESSÕES INCONSEQÜENTES? ATÉ QUE PONTO A SOCIABILIDADE QUOTIDIANA DESTES JOVENS INCORPORARIA PRÁTICAS PERIGOSAS, ARRISCADAS E VIOLENTAS, NOS QUAIS TANTO PODEM TER SIDO ATORES, QUANTO VÍTIMAS? E COMO ELES COSTUMAVAM PROCEDER PARA CONVIVEREM COM ELEMENTOS DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA EM SUAS MÚLTIPLAS FORMAS: VERTICAIS E HORIZONTAIS, FÍSICAS E SIMBÓLICAS? QUAIS SERIAM AS ESTRATÉGIAS DE PROTEÇÃO? SERIAM OS PACTOS (MUITAS VEZES, DO SILÊNCIO) E/OU INGRESSO EM GANGUES?