Abstract:
COMO PROFISSIONAL DA ÁREA DA EDUCAÇÃO ATUAMOS NO ENSINO DE 5ª A 8ª SÉRIE, NO QUAL DESENVOLVEMOS UM TRABALHO COM ALUNOS, PAIS E PROFESSORES ACOMPANHANDO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, JUSTIFICANDO ASSIM O INTERESSE NESTA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO ESTUDAR, NA FASE DA ADOLESCÊNCIA, A PERCEPÇÃO QUE O ALUNO ADOLESCENTE TEM DE SI E DO ADOLESCENTE EM GERAL, COMO TAMBÉM A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR JUNTO A ESTES ALUNOS E À SUA FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO JUNTO AOS MEMOS. A METODOLOGIA EMPREGADA FOI A PESQUISA DE CAMPO. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 22 PROFESSORES E 40 ALUNOS DE 5ª À 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR E 15 ALUNOS DE 2ª A 4ª ETAPA EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (6ª A 8ª SÉRIE SUPLETIVO DO ENSINO FUNDAMENTAL), SITUADAS NUMA FAIXA ETÁRIA DE 10 A 21 ANOS. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UM COLÉGIO ESTADUAL DO NOROESTE DO PARANÁ. PARA A COLETA E ANÁLISE DOS DADOS, FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO CONTENDO QUESTÕES ABERTAS, APLICADO AOS DOCENTES COM OBJETIVO DE COLETAR INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE SUA FORMAÇÃO, BEM COMO SUAS ATIVIDADES DIDÁTICAS JUNTO AOS ACADÊMICOS SUPRACITADOS E UM QUESTIONÁRIO APLICADO AOS ALUNOS, VISANDO OBTER MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DESTES A RESPEITO DE SI MESMO E DA ADOLESCÊNCIA, DE UMA FORMA GERAL. O ESTUDO APONTOU QUE CERCA DE 68,18% DOS PROFESSORES RESPONDERAM QUE NÃO TIVERAM EM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA, EMBASAMENTO PARA SUA ATUAÇÃO JUNTO AO ALUNO ADOLESCENTE. QUANDO QUESTIONADOS SOBRE COMO PERCEBEM O ALUNO ADOLESCENTE, 68,2% NOS MOSTRAM UM ALUNO ADOLESCENTE QUE ESTÁ PERDIDO, DESINTERESSADO, DESCOMPROMISSADO, SEM LIMITE, INDISCIPLINADO. ENTRE OS ALUNOS OBSERVAMOS QUE A MAIORIA DENOTA CONOTAÇÕES NEGATIVAS AO ADOLESCENTE DE REBELDIA, IRRESPONSABILIDADE E OUTRAS REPRESENTANDO UM TOTAL DE 78% E QUANDO INDAGADOS À PECEPÇÃO DE SI MESMO, APRESENTAM CONOTAÇÕES POSITIVAS COMO LEGAL, RESPONSÁVEL DENTRE OUTRAS, NUM TOTAL DE 62% DOS ALUNOS QUE APRESENTAM UMA IMAGEM POSITIVA DE SI. QUESTIONADOS DE COMO OS PROFESSORES OS VÊEM COMO O ADOLESCENTE HOJE, A MAIORIA DOS ALUNOS ENFATIZA CARACTERÍSTICAS DE REBELDIA, INDISCIPLINA, DESINTERESSE, DESMOTIVAÇÃO E FALTA DE RESPONSABILIDADES. POUCOS FORAM OS JOVENS QUE RESPONDERAM POSITIVAMENTE A QUESTÃO, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A SEREM COMPORTADOS. ISTO QUER DIZER QUE EXISTE UMA CERTA COMPATILIDADE ENTRE A PERCEPÇÃO QUE O PROFESSOR TEM DO SEU ALUNO ADOLESCENTE E A VISÃO QUE O ALUNO TEM DA ADOLESCÊNCIA EM GERAL. PORÉM, A PERCEPÇÃO QUE O JOVEM TEM DO ADOLESCENTE EM GERAL DIVERGE DA PERCEÇÃO DE SI, DA ADOLESCÊNCIA EM GERAL E COMO ADOLESCENTE. PODEMOS COCLUIR QUE ESTA INCOMPATIBILIDADE ENTRE AS PERCEPÇÕES DO PROFESSOR E DO ALUNO ADOLESCENTE NOS LEVA A REFLETIR SOBRE UMA CONDUTA QUE PODERÁ PERPETUAR-SE E TORNAR-SE DIFICIL DE MUDAR. POTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO E IMPORTANTE UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO JUNTO A ESSES ADOLESCENTES. TAMBÉM PROPOR UM PROJETO DE FORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES.