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dc.contributor.advisor | GHIGGI, Gomercindo | pt_BR |
dc.contributor.author | CERUTTI, Elizabete | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:46Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:46Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/783 | |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.description.abstract | A PRESENTE INVESTIGAÇÃO BUSCA ANALISAR OS IMPACTOS EDUCATIVOS EFETIVADOS NO MUNICÍPIO DE MONTE SANTO/BA, NAS AÇÕES IMPLANTADAS PELA ONG/ PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA - PAS, SOB OS CUIDADOS DA UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES/RS, IDENTIFICANDO MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA, O QUAL ATENDEU OS EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS QUE NÃO TIVERAM ACESSO À ESCOLA EM IDADE PRÓPRIA E/OU AQUELES QUE NÃO PUDERAM NELA PERMANECER. O ESTUDO CARACTERIZOU-SE PELA METODOLOGIA QUALITATIVA, TENDO PRESENTE A INVESTIGAÇÃO DAS HISTÓRIAS DOS SUJEITOS QUE PARTICIPARAM DO PAS, ANUALMENTE, COLHENDO, ATRAVÉS DE ENTREVISTAS, INFORMAÇÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA À COMUNIDADE, OBSERVANDO NO SEGMENTO EDUCATIVO OS ALFABETIZADORES, OS COORDENADORES E A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, QUE EXPRESSARAM FATOS RELEVANTES SOBRE SUA PRÁTICA NO PROGRAMA, ATRAVÉS DE SUAS MEMÓRIAS. A PESQUISA VEM ORGANIZADA EM TRÊS CAPÍTULOS: ABORDAGEM SOBRE AS INTENÇÕES DO ESTUDO, FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS, AS ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS, O PAS E, POR FIM, COM MAIOR PROPRIEDADE, A SISTEMATIZAÇÃO E A ANÁLISE DOS DADOS EMPÍRICOS NO QUE TANGE A APROXIMAÇÃO DA AÇÃO DOS ALFABETIZADORES EM EDUCAÇÃO POPULAR. OS RESULTADOS DO TRABALHO APONTAM PARA A PRESENÇA DOS IMPACTOS POSITIVOS JUNTO ÀS AÇÕES DESENCADEADAS PELA EJA NO MUNICÍPIO, INTERLIGADAS AO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA, QUE DIANTE DOS LIMITES SOCIAIS E EDUCATIVOS, COMPROVAM AS POSSIBILIDADES EXISTENTES DE REALIZAR UM TRABALHO QUE MANIFESTOU A CRENÇA NA EDUCAÇÃO PERMANENTE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA. | pt_BR |
dc.format.extent | 729335 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO POPULAR | pt_BR |
dc.subject | MOVIMENTOS SOCIAIS | pt_BR |
dc.subject | MOVIMENTO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos | pt_BR |
dc.title | MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE EMANCIPAÇÃO: MOVIMENTO EDUCACIONAL GERADO ATRAVÉS DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA EM MONTE SANTO/BA | pt_BR |