Abstract:
A PRESENTE INVESTIGAÇÃO BUSCA ANALISAR OS IMPACTOS EDUCATIVOS EFETIVADOS NO MUNICÍPIO DE MONTE SANTO/BA, NAS AÇÕES IMPLANTADAS PELA ONG/ PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA - PAS, SOB OS CUIDADOS DA UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES/RS, IDENTIFICANDO MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA, O QUAL ATENDEU OS EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS QUE NÃO TIVERAM ACESSO À ESCOLA EM IDADE PRÓPRIA E/OU AQUELES QUE NÃO PUDERAM NELA PERMANECER. O ESTUDO CARACTERIZOU-SE PELA METODOLOGIA QUALITATIVA, TENDO PRESENTE A INVESTIGAÇÃO DAS HISTÓRIAS DOS SUJEITOS QUE PARTICIPARAM DO PAS, ANUALMENTE, COLHENDO, ATRAVÉS DE ENTREVISTAS, INFORMAÇÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA À COMUNIDADE, OBSERVANDO NO SEGMENTO EDUCATIVO OS ALFABETIZADORES, OS COORDENADORES E A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, QUE EXPRESSARAM FATOS RELEVANTES SOBRE SUA PRÁTICA NO PROGRAMA, ATRAVÉS DE SUAS MEMÓRIAS. A PESQUISA VEM ORGANIZADA EM TRÊS CAPÍTULOS: ABORDAGEM SOBRE AS INTENÇÕES DO ESTUDO, FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS, AS ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS, O PAS E, POR FIM, COM MAIOR PROPRIEDADE, A SISTEMATIZAÇÃO E A ANÁLISE DOS DADOS EMPÍRICOS NO QUE TANGE A APROXIMAÇÃO DA AÇÃO DOS ALFABETIZADORES EM EDUCAÇÃO POPULAR. OS RESULTADOS DO TRABALHO APONTAM PARA A PRESENÇA DOS IMPACTOS POSITIVOS JUNTO ÀS AÇÕES DESENCADEADAS PELA EJA NO MUNICÍPIO, INTERLIGADAS AO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA, QUE DIANTE DOS LIMITES SOCIAIS E EDUCATIVOS, COMPROVAM AS POSSIBILIDADES EXISTENTES DE REALIZAR UM TRABALHO QUE MANIFESTOU A CRENÇA NA EDUCAÇÃO PERMANENTE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA.