dc.contributor.advisor |
HOKUMURA, Ignez Harumi |
pt_BR |
dc.contributor.author |
OLIVEIRA, José Eduardo Costa De |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
SP |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T15:36:46Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T15:36:46Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/781 |
|
dc.description |
JOSEFINA DE MOURA LACERDA |
pt_BR |
dc.description.abstract |
COM O OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE OS FATORES RELACIONADOS A INDISCIPLINA ESCOLAR E CARACTERIZAR O ALUNO INDISCIPLINADO, FORAM ENTREVISTADOS INFORMALMENTE 50 ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PERIFERIA DA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO, SP, INDICADOS PELO CONSELHO DA ESCOLA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A MAIORIA DOS SUJEITOS DA AMOSTRA RESIDIAM EM BAIRROS DE CLASSE POPULAR, COM PAIS DE POUCA ESCOLARIDADE, DESEMPREGADOS E COM ANTECEDENTES CRIMINAIS. GRANDE PARTE DOS SUJEITOS NÃO TRABALHAVA E JÁ HAVIA PASSADO POR INSTITUIÇÕES CORRECIONAIS. COM RELAÇÃO À ESCOLA, O ÍNDICE DE REPROVAÇÕES POR AUSÊNCIAS ÀS AULAS ERA ELEVADO. ESSES ALUNOS AFIRMARAM SEREM A MERENDA E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA OS MAIORES ATRATIVOS DA ESCOLA. NESSE SENTIDO, FORAM APLICADOS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TRÊS PROJETOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM O OBJETIVO DE INTEGRAR O ALUNO E CONSTRUIR HÁBITOS SAUDÁVEIS DE SAÚDE E HIGIENE E VALORES COMO RESPEITO MÚTUO, RESPONSABILIDADE E COOPERAÇÃO, QUE ILUSTRAM ALTERNATIVAS PARA SE LIDAR COM A QUESTÃO DA INDISCIPLINA ESCOLAR. OS RESULTADOS DESSA INTERVENÇÃO APONTAM PARA A POSSIBILIDADE DE SE UTILIZAR A REFERIDA DISCIPLINA COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA MINIMIZAÇÃO DA INDISCIPLINA ESCOLAR. |
pt_BR |
dc.format.extent |
606517 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA |
pt_BR |
dc.subject |
INDISCIPLINA ESCOLAR |
pt_BR |
dc.subject |
PRÁTICAS CURRICULARES |
pt_BR |
dc.subject |
EDUCAÇÃO FÍSICA |
pt_BR |
dc.subject.other |
JUVENTUDE E ESCOLA |
pt_BR |
dc.subject.other |
ESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventude |
pt_BR |
dc.title |
O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA MINIMIZAÇÃO DA INDISCIPLINA ESCOLAR |
pt_BR |